Esportes

Esporte e Inclusão: Aula de Karatê no GAP conta com a participação de alunos da terceira idade

20 de Outubro de 2021 - Redação Cabula agora
[Esporte e Inclusão: Aula de Karatê no GAP conta com a participação de alunos da terceira idade]

Quem disse que artes marciais é apenas para crianças e jovens? O curso de Karatê, ofertado pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, diz o contrário

As turmas são mescladas, contendo alunos de faixas etárias diferentes e as aulas contam com a presença de três alunos da terceira idade, o senhor Florêncio Lopes, 72, Admel Sena da Silva, 68 e Antônia, de 62 anos – que realiza a atividade no turno da tarde. Eles praticam a arte marcial com empenho, desenvoltura e progresso nas habilidades de movimento, segundo o professor Ronaldier Rodrigues.

“O Karatê tem essa coisa da inclusão em todos os aspectos. Primeiramente eu fiquei surpreso com três pessoas da terceira idade interessadas em fazer o esporte, que é uma arte que naturalmente quem mais procura são crianças. Me despertou algo diferente do que já tinha visto. A experiência de alunos nessa idade iniciando o karatê para mim está sendo inédito. O mais interessante é a resposta que tem sido positiva.  Eles conseguem assimilar muito bem. Alguns tinham um pouco mais de dificuldades na movimentação e hoje tem uma liberdade maior nos movimentos, o senso de compreensão é muito bom e eu acho que a tendência é continuar positivo e que incentive a outras pessoas a participarem também”, disse o professor da instituição. 

A senhora Admel, revela que buscou a atividade física por aconselhamento médico. Segundo a aluna de Karatê, ela tem problemas circulatórios e contava com uma rotina um tanto sedentária. “Passei pelo cardiologista e tenho problemas circulatório, além de ser sedentária. Eu busquei o GAP para fazer Pilates, mas Karatê foi a minha oportunidade. Eu estou gostando muito, tenho evoluído minha saúde, meus movimentos. Tenho me alimentado e dormido melhor. As dores que eu sentia não estou sentindo mais. Já tem muitos anos que me sentei com as pernas cruzadas e hoje eu consegui cruzar. E o que eu puder incentivar qualquer pessoa da minha idade para vim, eu incentivo”, aponta.

Já o senhor Florêncio foi em busca do curso de informática oferecido pelo projeto. No entanto, decidiu cuidar da mente e do corpo. Apesar de seus 72 anos, Florêncio tem uma rotina ativa, pois o idoso ainda trabalha. “O que me incentivou a fazer o esporte foi a parte de defesa física, até por uma questão de exercício. E a parte física até agora está excelente, porque eu nunca fiz academia e o karatê vai consolidar tudo, um pouquinho de cada coisa. O professor está sendo um amigo para a gente”, disse o ex-empresário.

Os benefícios da prática regular desse esporte são ajuda no desenvolvimento de hábitos posturais e auxilia no fortalecimento da musculatura. Isso tem grande contribuição para a prevenção da osteoporose, proporciona uma maior flexibilidade diminuindo assim riscos de queda, no bem-estar geral e maior autonomia no dia-dia, proporcionado uma expectativa de vida longa, saudável e prazerosa. Práticas esportivas, aulas de informática, serviço em saúde e serviço jurídico acontecem no GAP, localizado na Rua Tomaz Gonzaga, 425, 2º andar. A atividades e os serviços são gratuitos, além de contar com o apoio do ‘Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT).
 

Foto: Montagem Cabula Agora

Comentários

Outras Notícias

[MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia]
Bahia

MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia

24 de Abril de 2024

MP recomenda à Seap que adote medidas para garantir os direitos da população carcerária LGBT+ na Bahia / Foto Divulgação

[Defesa Civil emite alerta e informa que chuva segue até domingo (28) em Salvador]
Bahia

Defesa Civil emite alerta e informa que chuva segue até domingo (28) em Salvador

24 de Abril de 2024

Codesal alerta população para risco de deslizamento de terra e alagamentos nos próximos dias / Foto Aratu online

[Rodoviários atrasarão a saída dos ônibus nesta quinta-feira (25); saiba mais]
Bahia

Rodoviários atrasarão a saída dos ônibus nesta quinta-feira (25); saiba mais

24 de Abril de 2024

Colaboradores farão uma assembleia devido ao descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho por parte da concessionária / Foto Beto Junior

[Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle]
Política

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

24 de Abril de 2024

Ministra da Igualdade Racial espera medidas concretas / Foto Fábio Rodrigues

[A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país]
Justiça

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

24 de Abril de 2024

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022 / Freepik

[Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência]
Bahia

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

24 de Abril de 2024

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência / Foto Matheus Landim

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias