Esportes

Dendê Feutebol Clube, primeiro clube gay da Bahia, lança uniforme para 'tirar mancha' de homofobia

13 de Novembro de 2021 - Jornal Correio
[Dendê Feutebol Clube, primeiro clube gay da Bahia, lança uniforme para 'tirar mancha' de homofobia]

Em Salvador, o Dendê Futebol Clube nasceu para fazer gols e mostrar que o futebol é para todos. O primeiro clube exclusivamente gay da Bahia pede passagem para defender a diversidade e a inclusão.

Criado em 2017, o Dendê quer ser grande. Dedicado ao Fut 7, modalidade do futebol com seis jogadores de linha e um no gol, o clube apresenta neste sábado seu novo uniforme, com direito a dois amistosos na Arena Bela Vista, no shopping de mesmo nome. A entrada é gratuita e o evento começa às 14h30.

Será o pontapé inicial após o tempo inativo por causa da pandemia, além do novo ciclo preparatório para a Copa do Nordeste Gay, que acontecerá em maio de 2022 e valerá vaga no Campeonato Brasileiro Ligay, no final do próximo ano. Contudo, quem vê hoje o Dendê com 30 atletas inscritos e cheio de planos e desejos por títulos, não sabe o quanto foi difícil abraçar esta ideia. 

“A ideia surgiu, mas foi difícil reunir a turma. O futebol é extremamente homofóbico e machista. As pessoas ficavam com receio de aderir ao Dendê, pois tinham medo de preconceito, mesmo amando jogar bola. Foi preciso furar essa barreira. Gostamos de jogar bola e resolvemos quebrar este espaço hétero e promover a inclusão”, diz Wellington Santos, vice-presidente e jogador do clube.

Uma dificuldade foi encontrar competições com outros clubes gays. Único no estado, o Dendê era apenas convidado em amistosos e torneios. Foi aí que o próprio Dendê Futebol Clube promoveu a primeira Copa Gay de Futebol Society do Nordeste, realizada em 2019, em Salvador. “Vieram clubes gays de diversos estados do Nordeste. Foi um sucesso e vimos que é possível promover a diversidade no futebol e fazer crescer a inclusão. Saímos do armário”, lembra Wellington. 

O Dendê foi eliminado nas semifinais e ficou em quarto lugar. O representante baiano chegou a se preparar para a segunda edição, mas a pandemia parou tudo. O clube retornou este ano, depois do anúncio do Nordestão Gay para maio de 2022 e o Brasileirão em seguida. Como não tem outros times representativos na capital, o Dendê faz amistosos com clubes héteros, além de convites e amistosos fora do estado. No retorno às atividades, os dendezeiros fizeram amistosos no Rio de Janeiro e em Fortaleza, contra outros clubes gays. Em dezembro, existe a possibilidade de fazer mais dois, em São Paulo e Belo Horizonte. 

Segundo Wellington, eles não sofrem preconceito quando atuam contra combinados héteros. Pelo menos em parte.  “Sempre somos bem recebidos, mas a turma subestima nossa qualidade. Eles acham que gays não sabem jogar bola. Os héteros têm a ideia de que somos afeminados. Porém, quando eles descobrem que jogamos sério, com vigor, com raça e vontade, ficam totalmente surpresos e retados porque não queriam perder para um time gay. Tarde demais, perderam!”, conta, rindo o riso do deboche. 
 

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121