Esportes

Ordenamento de ambulantes para Copa gera confusão e tiros para cima

12 de Maio de 2014 - Piatã

Confusão marcou o mais recente evento-teste para a segurança na Copa, realizado ontem pela Secretaria Municipal da Ordem Pública (Semop), com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O clássico Ba-Vi foi escolhido pela prefeitura para avaliar o ordenamento dos ambulantes que não vão poder atuar na área de circulação dos torcedores durante os jogos promovidos na Arena Fonte Nova, como forma de otimizar o trânsito e a segurança do público.

Em um dos bairros de atuação da prefeitura, Sete Portas, vendedores reagiram à fiscalização e bloquearam com caixotes e gelo baiano (pedra de concreto) a pista da Rua J. J. Seabra. Para conter a confusão, a Guarda Municipal atirou para cima, mas ninguém ficou ferido.

Durante o protesto, que aconteceu por volta do meio-dia, a ambulante Maria das Graças, 52 anos, deitou na pista para impedir que o caminhão da prefeitura fosse embora após ter R$ 2 mil apreendidos em mercadorias.

“Tô aqui há 35 anos e isso nunca aconteceu. A gente estava trabalhando. A gente sai daqui e vai para onde? Temos filhos para criar“, disse Maria das Graças. Segundo a ambulante, um fiscal da prefeitura chegou por volta das 10h e ordenou que eles ficassem todos do mesmo lado da rua. Mesmo tendo acatado a ordem, a Guarda Municipal chegou por volta do meio-dia, relatou.

“Já fomos à prefeitura solicitar lugar pra gente e ainda não aconteceu nada. A gente tem que sobreviver”, protestou o ambulante Edvaldo Muniz, 44, que há 33 anos é vendedor.

Fiscalização

Segundo um agente da Guarda Municipal, essa atuação faz parte da operação para a Copa e é uma exigência da Fifa. No entanto, a secretária da Semop, Rosemma Maluf, negou que a operação na Sete Portas esteja relacionada ao torneio e disse que se trata de uma operação de rotina: “A Sete Portas é uma área já ordenada e os ambulante precisam se submeter às regras. Eles foram agressivos, saquearam o caminhão que estava a serviço da secretaria. Por isso, recorremos à PM”.

Na Ladeira Fonte das Pedras (Ladeira junto à Fonte Nova), os ambulantes embaixo de um viaduto foram orientados a recuar cerca de 500 metros. Segundo a comerciante e moradora da região Andrea Almeida, 36 anos, a presença dos ambulantes não traz problema: “Até dão movimento à rua que normalmente está deserta”.

Apesar de outros habitantes também apoiarem a presença dos ambulantes, o coordenador de fiscalização da Semop, Braz Augusto, disse que o órgão recebeu inúmeras reclamações dizendo a atuação desordenada dos vendedores atrapalha o trânsito.

De acordo com ele, 40 fiscais da Semop e 30 agentes da Guarda Municipal atuaram na operação que abrangeu a Avenida Joana Angélica (muro do Convento do Desterro); parte baixa da Ladeira da Fonte das Pedras; o Dique do Tororó no sentido Lapa, do lado direito, após a escada de acesso ao Jardim Baiano, e no sentido Avenida Bonocô, na região da Ladeira do Pepino.

Operação

A fiscalização da prefeitura também levou em conta a lei que proíbe a venda de bebidas em embalagens de vidro, espetinhos e drinques artesanais. O uso de carros de mão, prancha, freezers, toldos e ligações irregulares de energia elétrica também são proibidos.

Para a Copa, foi liberado o credenciamento de 500 ambulantes que vão vender somente itens autorizados pela Fifa: Brahma, Coca-Cola e água mineral Cristal.

Na Fonte Nova, ambulantes se queixam sobre as mudanças

Se na Sete Portas ocorreu confusão, nos arredores da Fonte Nova o clima foi mais tranquilo, apesar das queixas dos ambulantes. A Prefeitura determinou que os vendedores não poderiam ficar na Ladeira da Fonte das Pedras nem na calçada do Bompreço de Nazaré. Segundo a fiscalização, o objetivo era facilitar o fluxo de pedestres e de veículos.

A vendedora Patrícia Queirós, 41 anos, disse que até o intervalo do Ba-Vi não tinha vendido sequer uma “caixa” de cerveja das 20 que havia levado. “Essa mudança me prejudicou muito. Cheguei aqui pela manhã e não vendi nada porque me mandaram ficar longe da entrada do estádio”.

O vendedor Joseval Nascimento deu mais sorte e conseguiu vender, até o início do jogo, às 18h30, metade das 400 cervejas que havia levado. “Mas se estivesse mais perto da entrada, já tinha vendido tudo”.

Com informações do Correio

Comentários

Outras Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121