Tabu e inimigos íntimos: Vitória tenta vencer Ponte pela 1ª vez na Série A
13 de Agosto de 2013 -PiatãEx-rubro-negros Paulo Cesar Carpegiani e William integram o elenco campineiro, que tenta manter o histórico de invencibilidade contra o Leão
Após duas partidas sem vencer, o Vitória tem um jogo complicado e de más lembranças nesta quarta-feira, às 21h, no Barradão. O Rubro-Negro nunca venceu a Ponte Preta pela Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
No histórico da disputa na elite do futebol brasileiro, os números são tristes para os rubro-negros. Das 12 partidas disputadas desde 1978, a equipe de Campinas venceu oito. Em quatro delas, os times deixaram o campo com a igualdade no placar. Neste período, a Ponte Preta ainda marcou mais que o dobro dos gols feitos pelo Vitória: 26 gols paulistas contra apenas dez baianos.
Na memória recente, o último duelo entre as duas equipes na Série A foi em 2004. Para tristeza rubro-negra, a partida marcou o rebaixamento do Leão da Barra para a Série B. Em pleno Barradão, Anselmo marcou duas vezes e decretou o descenso. Obina fez o gol de honra do Vitória naquele 19 de dezembro. Naquele ano, aliás, nem empate o Rubro-Negro conseguiu. No primeiro turno do Brasileirão, no estádio Moisés Lucarelli, 1 a 0 para a Ponte.
Em 2001, outro confronto para ser esquecido. Também em Campinas, a Macaca aplicou a goleada de 5 a 2 no Leão. Naquele 4 de novembro, Washington marcou quatro gols. O quinto foi de Macedo. Pelo lado rubro-negro, Adriano Louzada e Gustavo Sand balançaram as redes.
Se for observado o lado 'positivo' da disputa na Primeira Divisão, o Vitória só tem empates a lembrar. O último deles foi em 25 de outubro de 2003. No Moisés Lucarelli, Dudu Cearense abriu o placar logo no começo do confronto. No fim da partida, aos 52 minutos do segundo tempo, Lucas deixou tudo igual.
Além do histórico na Série A, o Vitória ainda vai precisar driblar outros adversários diante da equipe campineira: a intimidade. No grupo que enfrenta o Rubro-Negro nesta quarta, dois nomes estão frescos na memória do torcedor rubro-negro.
O faro de gol
No segundo semestre de 2012, a camisa 9 do Vitória teve um dono: William. Com ele, o Rubro-Negro mostrou força na pontaria para balançar redes adversárias. Foram oito importantes gols na Série B, que ajudaram o Vitória a retornar para a elite do futebol brasileiro. No entanto, divergências financeiras fizeram William deixar a equipe baiana no final da temporada.
Em 2012, Carpegiani comandou o Vitória na campanha da Série B (Foto: Divulgação/ EC Vitória)Oito meses depois, Vitória e William estarão frente a frente. A fase do atacante é ainda melhor. Ele é o artilheiro do Campeonato Brasileiro com nove gols. O lado bom para os rubro-negros é que o jogador terá pela frente uma dupla de velhos conhecidos, Gabriel e Victor Ramos, que jogaram com o atacante no ano passado.
O mestre rejeitado
Quando a maioria dos rubro-negros mirar o banco de reservas da Ponte Preta, verá um velho conhecido e responsável direto pelo Vitória disputar a Primeira Divisão: Paulo Cesar Carpegiani. Técnico do Leão por 31 rodadas da Série B de 2012, o atual treinador da Macaca deixou o Vitória em terceiro lugar, depois do melhor primeiro turno da história da Segunda Divisão.
O treinador esteve à frente da equipe em 32 partidas: venceu 19 vezes, empatou sete e sofreu apenas seis derrotas. Seu aproveitamento no comando do time foi de 66,6%. Na saída, mágoa. Carpegiani ouviu críticas da diretoria e rebateu forte. No reencontro desta quarta-feira, o professor será persona non grata, na Toca.
De volta aos números, o Vitória pode se apegar em uma outra opção: os números da Série B. Se na Série A a equipe perdeu oito vezes para a Ponte Preta e empatou quatro, na Segundona, os números são favoráveis: três triunfos e um empate. Com velhos conhecidos da Série B, nada melhor que os números da mesma Divisão para quebrar um tabu de primeira. *Globo Esportes
Comentários
Outras Notícias
![Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado [Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238227/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo [Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238226/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão [Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238225/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
![Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu [Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238224/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
![Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo [Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238223/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
![Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano [Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238222/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
