Atropelado nos minutos iniciais, Esquadrão é derrotado pela Portuguesa no Canindé
01 de Setembro de 2013 -PiatãAos 7' do primeiro tempo Tricolor já perdia de 3 a 0

A mesma Portuguesa que foi eliminada pelo Bahia da Copa Sul-Americana aprontou uma "daquelas" para o Tricolor na noite deste sábado (31). A Lusa começou avassaladora no Canindé, se aproveitou de um Esquadrão desorientado, marcou três gols com menos de sete minutos de jogo e terminou vencendo por 4 a 2 no duelo da 17ª rodada.
Moisés Moura e Gilberto, com dois, marcaram os gols dos impressionantes minutos iniciais. Fernandão diminui no início do segundo tempo, de pênalti, Bergson marcou mais um para a Lusa e Wallyson, no belo chute de fora da área, marcou o último tento do confronto.
De imediato, o resultado negativo não se refletiu na classificação e o Tricolor saiu de campo ainda na sétima colocação, com 23 pontos, mas espera o encerramento da rodada no domingo (1º). O Bahia volta para Salvador e na próxima rodada vai tentar se recuperar jogando na Arena Fonte Nova. O Tricolor recebe o Cruzeiro na quarta-feira (4) e o duelo tem início marcado para as 21h50. A Lusa jogará em casa novamente e recebe a Ponte Preta, também na quarta, às 21h.
Bola rolando - Começo de jogo avassalador da Portuguesa sobre o Bahia. Os donos da casa partiram com tudo no ataque e mal completou o primeiro minuto de jogo a Lusa abriu a vantagem no placar. Na bola levantada para a área no escanteio, Moisés Moura subiu praticamente sem marcação e cabeceou certeiro do centro da área. O ímpeto inicial não parou por aí, e menos de dois minutos depois o pesadelo tricolor continuou.
Uma penalidade cometida por Titi sobre Gilberto, aos três minutos, deu origem ao segundo gol da Portuguesa. O próprio Gilberto fez a cobrança, mandou rasteiro no canto esquerdo, Lomba pulou para o outro lado e os donos da casa ampliaram. Totalmente perdido em campo e sem conseguir segurar os ataques, o Bahia assistiu a Lusa marcar o terceiro gol com menos de sete minutos de jogo. No lance de velocidade, Rogério arrancou, passou para Gilberto na pequena área, ele dominou e mandou para o fundo da rede.
Depois do atropelo dos minutos iniciais, o ritmo de jogo diminui, mas os donos da casa continuaram dominando e com mais força no ataque. A Portuguesa também marcava pressão na saída de bola do Bahia e quase não deixou o Tricolor atacar em grande parte da primeira etapa. O técnico Cristóvão Borges fez duas mudanças antes dos 25 minutos, mas a situação do Esquadrão em campo não teve grande alteração.
Na marca dos 27', Lomba conseguiu impedir o quarto gol da Lusa e fez boa defesa depois que Moisés recebeu na entrada da área e chutou forte e cruzado. A melhor chance do Bahia na etapa só apareceu aos 36', quando Hélder fez bom lançamento para Fernandão, ele recebeu, invadiu a área, chutou cruzado e a bola passou raspando o pé da trave de Lauro.
O segundo tempo teve um início mais "calmo" que o primeiro. O Tricolor começou melhor, colocou a bola no chão e com o passe mais acertado conseguia sair jogando para o ataque. O acerto deu resultado e aos dez minutos o Esquadrão conseguiu diminuir o placar esticado. No lançamento para a área, Ferdinando colocou a mão na bola e a penalidade foi marcada. Fernandão foi para a cobrança, encheu o pé e acertou o chute no centro do gol.
Quando o Bahia tentava reagir na partida, depois do diminuir, a Portuguesa encontrou espaço para emplacar o ataque e voltou a abrir vantagem. Na bola levantada para a área por Souza, Bergson sobiu sozinho no meio da defesa tricolor e mandou de cabeça para a rede. O Esquadrão não desistiu e voltou a marcar aos 27', no bonito chute de Wallyson de fora área, que Lauro não conseguiu segurar.
Portuguesa 4 x 2 Bahia - 17ª rodada - Campeonato Brasileiro
Data: 31/8/2013, 18h30
Local: estádio do Canindé, São Paulo
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Portuguesa: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro, Rogério; Ferdinando; Moisés, Souza (Jean Mota), B. Henrique, Diogo (Cañete); Gilberto (Bergson). Técnico - Guto Ferreira
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi, Raul; Fahel, Rafael Miranda (Diones), Hélder; Wallyson, Marquinhos (William Barbio); Fernandão. Técnico - Cristóvão Borges
*IBahia.
Comentários
Outras Notícias
![Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado [Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238227/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo [Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238226/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo
05 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
![Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão [Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238225/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão
05 de Fevereiro de 2026Foto: Osvaldo F. / Contrapé
![Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu [Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238224/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu
05 de Fevereiro de 2026Foto: Elói Corrêa / GOVBA
![Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo [Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238223/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo
03 de Fevereiro de 2026Foto: Ricardo Stuckert / PR
![Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano [Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238222/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano
03 de Fevereiro de 2026Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
