Esportes

Na volta aos jogos no exterior, Bahia perde para o Nacional de Medellín

27 de Setembro de 2013 - Piatã

Tricolor é derrotado por 1 a 0 em jogo pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Na volta, precisa ganhar por dois gols de diferença

Bahia e Nacional de Medellín fizeram o primeiro jogo das oitavas-de-final da Sul-Americana

Foram necessários 24 anos. Depois de um hiato superior a duas décadas, o Bahia voltou a disputar uma partida oficial internacional. Entrou em campo, na Colômbia, com o tabu de nunca ter vencido um time fora do país em competições internacionais. E saiu com o mesmo jejum. Nesta quinta-feira, o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o Nacional de Medellín, em jogo pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana.

A última vez que o Bahia havia ultrapassado a fronteira do país foi em 1989. Pela Copa Libertadores, empatou com o Universitário no estádio Nacional de Lima, no Peru. A esperança era de que o final fosse diferente nesta quinta, mas o gol contra de Diones deixou o Tricolor na desvantagem.

Assim como aconteceu na primeira fase da Sul-Americana, Cristóvão Borges poupou alguns jogadores. Demerson, Fahel e Wallyson entraram nos lugares de Lucas Fonseca, Feijão e William Barbio. Com a derrota, o Bahia precisa de uma vitória por dois gols de diferença no jogo de volta. Um triunfo por 1 a 0 para o Tricolor levaria a decisão para os pênaltis. Uma vitória por um gol de diferença dos baianos, mas com os colombianos marcando ao menos um gol, dá a classificação para o Nacional de Medellín.

A derrota na Colômbia foi a primeira após uma série de quatro jogos invicto pelo Brasileiro. Pela competição nacional, o Esquadrão volta a campo no domingo. O adversário será o Vasco, às 16h (de Brasília), na Fonte Nova.

Fogo amigo em Medellín

O Bahia não sentiu nem um pouco a mudança de competição. O Tricolor não se intimidou com o jogo na Colômbia. Assim como nas duas últimas partidas, foi o time baiano quem tomou o comando e dominou boa parte do duelo. Diones, Fernandão e Wallyson por pouco não balançaram as redes.

Quando foi ao ataque, o Nacional de Medellín levou perigo. Marcelo Lomba foi gigante. Alejandro Bernal e Jefferson Duque não passaram pelo goleiro. A trave também esteve do lado tricolor. Mas quando estas as três chances foram criadas, o jogo já estava 1 a 0 para o time da casa.

Marcelo Lomba só não conseguiu parar o fogo amigo nos primeiro 45 minutos. Em falha da marcação, Nájera cruzou da esquerda. Duque era o atacante na área e correu em direção à bola. Antes dele, Diones tentou cortar de cabeça e fez o gol contra.

Nada muda nos 45 minutos finais

A volta para o segundo tempo não gerou grandes mudanças no jogo. Cristóvão modificou o Bahia. Lucas Fonseca, William Barbio e Jussandro entraram nos lugares de Titi, Wallyson e Raul. Mudanças estratégicas, mas nenhuma alteração tática no time.

O Tricolor continuou presente no campo adversário na maior parte do tempo. O Nacional manteve os ataques incisivos. Na metade final do segundo tempo, os dois times pareciam satisfeitos com o resultado. O Bahia recuou e passou a tocar a bola no campo de defesa. O Nacional, com a vantagem no placar, pouco fez para alterar o ritmo de jogo. E, assim, o 1 a 0 para o time da casa foi até o apito final.

*G1.

Comentários

Outras Notícias

[Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar]
Brasil

Filme com Wagner Moura, “O Agente Secreto”, ganha trailer oficial e segue na disputa pelo Oscar

17 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa]
Fofoca

Thammy Miranda celebra segunda gestação da esposa, Andressa

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”]
Fofoca

Demi Lovato revela por que cantou para “ETs”: “Eu estava chapada”

17 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]
Saúde

Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer

16 de Setembro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

[Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]
Saúde

Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos

16 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro]
Política

STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro

16 de Setembro de 2025

Foto: Lula Marques/Agência PT

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121