Esportes

Seleção já conhece o caminho das pedras para bater o Japão

12 de Junho de 2013 -Piatã

Equipe japonesa que entrará em campo é bastante parecida com time que o Brasil bateu a menos de um ano.

O primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações é um freguês de caderneta da seleção, apesar de ter evoluído muito nos últimos anos. A última demonstração da superioridade dos brasileiros sobre o Japão foi dada há menos de um ano, quando as equipes se enfrentaram em um amistoso realizado na cidade de Wroclaw, na Polônia.

Ainda sob o comando de Mano Menezes (foi a antepenúltima partida da equipe com o gaúcho como técnico), a seleção goleou os japoneses por 4 a 0. Um resultado que, por incrível que pareça, foi surpreendente, já que o Japão jamais havia chegado com tanto moral a um duelo com o Brasil. Dias antes do jogo, o time asiático havia derrotado a França por 1 a 0 no Estádio Saint-Denis, em Paris, um dos resultados mais expressivos da história do futebol nipônico.

Sete integrantes do time brasileiro que goleou o Japão em outubro estarão na Copa das Confederações: Thiago Silva, David Luiz, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Lucas. Como apenas o último não deverá ser titular no sábado, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mais da metade da equipe que vai encarar os japoneses já sabe exatamente o que fazer para superá-los.

Basta repetir o que eles fizeram em Wocraw, até porque o Japão estava completo naquela ocasião. As duas maiores estrelas do futebol do país, Kagawa (do Manchester United) e Honda (do CSKA Moscou), estavam em campo, como deverão estar novamente no próximo sábado.

Desde a primeira vez que Brasil e Japão se enfrentaram, em 1989, foram disputadas nove partidas entre as seleções, com sete vitórias brasileiras e dois empates. Ironicamente, os únicos jogos contra os japoneses que o time brasileiro não venceu foram válidos pela Copa das Confederações. Na edição de 2001, realizada no Japão e na Coreia do Sul, houve um empate por 0 a 0, na cidade japonesa de Ibaraki. Quatro anos depois, em Colônia, na Alemanha, um novo empate, desta vez por 2 a 2. *Estadão.

Comentários

Outras Notícias

[Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado]
Bahia

Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo]
Política

Antonio Brito é mantido como líder do PSD na Câmara pelo sexto ano consecutivo

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão]
Esportes

Recordista brasileiro em Olimpíadas de Inverno, piloto de trenó mira bom desempenho em Milão

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Osvaldo F. / Contrapé

[Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu]
Saúde

Amazonas confirma três registros da síndrome de Haff após ingestão de pacu

05 de Fevereiro de 2026

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

[Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo]
Bahia

Lula deve marcar presença no Carnaval de Salvador e acompanhar festa no camarote do governo

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert / PR

[Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano]
Política

Simone Tebet anuncia saída do ministério e confirma candidatura nas eleições deste ano

03 de Fevereiro de 2026

Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias