Processo de Lula sobre sítio deve ser julgado pelo TRF-4 no 2º semestre
26 de Junho de 2019 -Redação Cabula agora![Processo de Lula sobre sítio deve ser julgado pelo TRF-4 no 2º semestre [Processo de Lula sobre sítio deve ser julgado pelo TRF-4 no 2º semestre]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/224831/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Responsável pelos julgamentos da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a 8ª Turma da Corte pode julgar o processo que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao sítio de Atibaia (SP) até o fim do ano.
A previsão foi dada pelo presidente do colegiado, desembargador Leandro Paulsen. Reservado diante a imprensa, o magistrado quebrou silêncio e afirmou que os processos da Lava Jato estão praticamente em dia no TRF-4.
“Não temos razão nenhuma para atropelar ou pra retardar. Será no tempo adequado, assim que nós nos sentirmos seguros, após a análise do processo como um todo, nós levaremos a julgamento. É possível que ocorra no segundo semestre deste ano, dependendo de o processo estar pronto para ser julgado”, declarou Paulsen.
Em primeira instância, a juíza federal substituta Gabriela Hardt sentenciou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em fevereiro. O processo do sítio chegou à 8ª Turma em 15 de maio. Paulsen esteve presente na sessão realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, na noite passada, que homenageou o presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores como Cidadão Emérito de Porto Alegre.
Sobre as recentes publicações envolvendo o então juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato, Leandro Paulsen questionou o vazamento de supostas conversas sigilosas, mas reconheceu que é necessário garantir a liberdade de imprensa.
“É uma pena que estas conversas, que são privadas entre agentes públicos, estejam vazando e sendo exploradas da maneira como são. De qualquer maneira eu tenho muito claro que temos que preservar a liberdade de imprensa. Acima de tudo, o direito da população brasileira a ser informada”, afirmou. O desembargador também garantiu “absoluta lisura” do TRF-4 e assegurou não haver temor algum de que surjam citações envolvendo os magistrados na Corte em eventuais reportagens.
Questionado se imagem de Sergio Moro ficou arranhada perante a opinião pública, após as reportagens do The Intercept Brasil, Paulsen referendou a intenção do presidente Jair Bolsonaro de indicá-lo para uma eventual vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Ele é uma pessoa que, até agora, pelo que se sabe, pelas informações que se tem, por todo o seu histórico, é uma pessoa com absoluta probidade. É uma pessoa capaz, um jurista que realmente tem conhecimento consolidado. Então, a mim parece que ele realmente tem todas as condições para ocupar uma cadeira da mais alta Corte do País”, finalizou.
Comentários
Outras Notícias
![Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”. [Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”.]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238740/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”.
21 de Julho de 2026O ex-vereador afirmou que tem o compromisso de ampliar a representação dos trabalhadores no Congresso.
![EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra [EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238739/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra
21 de Julho de 2026Foto: Divulgação
![Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta [Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238738/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta
21 de Julho de 2026Foto: Reprodução / redes sociais
![Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política [Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238737/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política
21 de Julho de 2026Foto: Elizabeth Ruiz Ruiz/Fifa
![Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada [Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238736/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada
21 de Julho de 2026Foto: Vitor Silva / Botafogo
![Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil [Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238735/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil
20 de Julho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
