MP lança site de campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes
12 de Maio de 2021 -Ministério Público do Estado![MP lança site de campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes [MP lança site de campanha contra violência sexual a crianças e adolescentes]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/231490/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O Ministério Público estadual lançou na última terça-feira (11), a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, com o mote “Dá para fazer muitas coisas pelo celular: inclusive quebrar o silêncio de uma violência sexual”
As peças publicitárias já estão circulando pelas redes sociais oficial e de vários influenciadores digitais parceiros. Também está no ar o site da campanha, que, além das peças, traz informações relacionadas ao assunto e os canais de denúncia. A iniciativa é realizada em parceria com a Plan International, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Safernet Brasil e o Instituto Aliança. A campanha também está no TikTok e contará com a participação das cantoras Cláudia Leitte e Ivete Sangalo. As artistas foram madrinhas de campanhas anteriores promovidas pelo MP e divulgarão as peças deste ano em suas redes sociais.
Em 2020, o Ministério Público ajuizou 722 ações penais relativas à violência sexual contra criança e adolescentes. Segundo dados extraídos, no último dia 29, do painel online da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), foram registradas em 2020, pelo Disque 100, 23.351 denúncias de violência sexual no Brasil (estupro, abuso, assédio e exploração), um aumento de 23,4% em relação aos 18.911 registros de 2019. A maioria dos casos, 12.523 (53,6%), aconteceu na casa da vítima e do suspeito.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), promotora de Justiça Márcia Rabelo, falou sobre o objetivo da campanha e destacou a importância da denúncia para que os órgãos da rede de proteção possam realizar o acolhimento da vítima, confirmar a autoria da violência e responsabilizar criminalmente o agressor. “As redes sociais são os ambientes mais frequentados por adolescentes, notadamente em face do isolamento social decorrente da pandemia e da falta de outras opções de lazer, observando-se um acesso frequente das mídias também por crianças, apesar da inadequação da faixa etária às condições de ingresso nas redes sociais. Estar presente nesses espaços virtuais se faz necessário para alcançar esse público, conscientizá-lo e divulgar canais de comunicação. Queremos chamar atenção para a aptidão do aparelho celular, não apenas para bate papos e jogos, como poderoso instrumento de acesso aos canais de denúncia e conhecimento da prática da violência”, afirmou.
Como denunciar
Como destaca a campanha, a denúncia pode ser realizada de forma anônima, do próprio celular, nos aplicativos ‘Direitos Humanos Brasil’ e ‘Proteja Brasil’, ligando para o Disque 100, ou ainda pelo número de aplicativo de mensagem (61) 99656-5008.
Foto reprodução: MPE
Comentários
Outras Notícias
![Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”. [Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”.]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238740/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pré-candidato a deputado, Suíca afirma que trabalhadores da limpeza urbana “não podem terceirizar a voz”.
21 de Julho de 2026O ex-vereador afirmou que tem o compromisso de ampliar a representação dos trabalhadores no Congresso.
![EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra [EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238739/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
EMS amplia descontos em canetas emagrecedoras e anuncia novas condições de compra
21 de Julho de 2026Foto: Divulgação
![Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta [Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238738/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cadelinha viraliza ao imitar menina que machucou o pé após queda de bicicleta
21 de Julho de 2026Foto: Reprodução / redes sociais
![Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política [Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238737/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Presidente da Fifa é alvo de denúncia no COI por suposta quebra de neutralidade política
21 de Julho de 2026Foto: Elizabeth Ruiz Ruiz/Fifa
![Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada [Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238736/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasileirão retorna após pausa da Copa do Mundo; confira os jogos da 19ª rodada
21 de Julho de 2026Foto: Vitor Silva / Botafogo
![Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil [Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238735/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil
20 de Julho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
