Justiça

Documento na CPI da Covid indica desvio de vacinas em terras indígenas em troca de ouro

08 de Junho de 2021 - IstoÉ
[Documento na CPI da Covid indica desvio de vacinas em terras indígenas em troca de ouro]

A principal denúncia no documento alega que vacinas, que seriam destinadas aos indígenas, foram desviadas para garimpeiros em troca de ouro

Apresentado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, um documento enviado à CPI da Covid descreve que os povos indígenas receberam cloroquina como tratamento, além do difícil acesso ao leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), conforme apuração do jornal Folha de S. Paulo. 
 

A coordenadora da frente parlamentar, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), teve a iniciativa de apresentar inúmeras denúncias contra os povos indígenas, as quais foram encaminhadas para as autoridades competentes. 

De acordo com a Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde destinou cerca de 265 mil comprimidos de cloroquina, azitromicina e ivermectina aos indígenas em pelo menos cinco estados como tratamento para a Covid. 

Vacina por ouro 

Um ofício encaminhado ao ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Anderson Torres (Justiça) detalhou que vacinas reservadas aos povos indígenas foram desviadas e compradas por garimpeiros com ouro. 

“É comum a queixa por parte dos yanomami de que os materiais e medicamentos destinados à saúde indígena estão sendo desviados para atendimento aos garimpeiros, em prejuízo dos indígenas”, disse Dário Vitório Kopenawa Yanomami, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami à Folha.


Procurada pelo jornal, a presidente da frente parlamentar afirmou por meio de sua assessoria que espera que as denúncias sejam apuradas pela CPI. 

“São documentos que a Frente Parlamentar Indígena recebeu e apresentados nas reuniões, enviados com o objetivo de contribuir com o andamento da CPI, para que investigue algumas questões que foram apontadas durante as reuniões”, disse. 

O que diz o Ministério da Saúde? 

O órgão informou que 81% da população indígena já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e de que 70% já foi imunizada com a segunda dose. Além disso, o ministério diz ter destinado milhões de equipamentos de proteção individual, testes e insumos para proteção dos povos indígenas. 

 

Foto: Isto É

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121