Justiça determina que IBGE inclua identidade de gênero e orientação sexual no Censo 2022
06 de Junho de 2022 - Defesa Civil![Justiça determina que IBGE inclua identidade de gênero e orientação sexual no Censo 2022 [Justiça determina que IBGE inclua identidade de gênero e orientação sexual no Censo 2022]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233897/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A Justiça Federal mandou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluir campos sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022
O IBGE tem 30 dias para explicar como vai adequar os questionários.
A decisão liminar atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF). O órgão argumenta que a falta de estatísticas dificulta o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população LGBT+.
O juiz Herley da Luz Brasil, da 2ª Vara Federal Cível e Criminal do Acre, disse que o levantamento de dados deve ajudar no desenho de iniciativas para "coibir a violência e discriminação desse público".
"A omissão que o Estado brasileiro, historicamente, tem usado em desfavor da população LGBTQIA+ é relevante e precisa ser corrigida", escreveu. "Ignorando-os, o Brasil não se volta às pessoas LGBTQIA+ com o aparato estatal que garante, minimamente, dignidade. Nega-se até mesmo a própria personalidade dessas pessoas."
A decisão vale para todo o País e dá autonomia para o IBGE usar a metodologia que considerar mais adequada para colher as informações. O início do levantamento está previsto para agosto.
Os pesquisadores do Censo visitam a casa de todos os brasileiros para traçar uma radiografia da situação de vida da população nos municípios e seus recortes internos, como distritos e bairros. Esse nível de minúcia não é alcançado em outras pesquisas do IBGE feitas por amostragem, que entrevistam apenas uma parcela da população. Hoje, o que se sabe é com base em estimativa do Censo de 2010. Tradicionalmente, o estudo é atualizado a cada década, mas com a pandemia o governo adiou a pesquisa alegando falta de verbas.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
![Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha [Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237781/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Paola Carosella comenta polêmica com Blogueirinha
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / redes sociais
![Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid [Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237780/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Rodrigo Faro perde processo contra jornalista por matéria sobre covid
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / redes sociais / Globo
![Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei [Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237779/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Globo e CazéTV disputam direitos digitais da Superliga de Vôlei
26 de Agosto de 2025Foto: Eliezer Esportes / Praia Clube
![Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa [Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237778/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Advogado baiano Thiago Campos assume diretoria da Anvisa
26 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Faculdade Baiana de Direito
![MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota [MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237777/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MEC anuncia fiscalização rigorosa e cortes em cursos de medicina com baixa nota
25 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h [Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237776/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo determina retirada de anúncios de cigarros eletrônicos em 48h
25 de Agosto de 2025Foto: haiberliu/Pixabay
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023