MP pede que polícia investigue foliões do bloco 'As Muquiranas' por agressão a mulher no carnaval de Salvador
23 de Fevereiro de 2023 - Redação Cabula agora![MP pede que polícia investigue foliões do bloco 'As Muquiranas' por agressão a mulher no carnaval de Salvador [MP pede que polícia investigue foliões do bloco 'As Muquiranas' por agressão a mulher no carnaval de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/234698/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O caso aconteceu na terça-feira (21), em um trecho do Circuito Osmar (Campo Grande).
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com pedido à Polícia Civil para investigar um grupo de foliões do bloco 'As Muquiranas' que encurralaram e agrediram uma mulher no carnaval de Salvador. O caso aconteceu na terça-feira (21), em um trecho do Circuito Osmar (Campo Grande).
O órgão também instaurou um procedimento próprio para apurar os fatos, e disse que aguarda a colaboração da vítima, para obter informações adicionais que auxiliem nas apurações e possível punição dos autores.
Durante todo o carnaval, o MP-BA fez campanhas por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero e em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). Ao todo, foram registrados seis casos de importunação sexual durante a festa.
Todas as denúncias podem ser apresentadas ao Ministério Público por meio do site de atendimento ao cidadão, pelo número (71) 3103-6592, ou pelo e-mail [email protected].
Encurralada e agredida
As imagens foram feitas pela equipe de reportagem de um portal de Salvador. Na gravação, é possível ver que a vítima foi atingida por jatos de água e empurrada várias vezes. Ela fica encurralada em uma grande roda criada pelos foliões, até a chegada de agentes da Guarda Civil Municipal.
Em seguida, a vítima foi acolhida pelos agentes e um dos agressores chega a apontar a mulher, como suposta agressora. A situação de assédio viralizou nas redes sociais. Uma das reclamações foi feita pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
"Olha o desespero dessa mulher, cercada pelos homens do bloco “As Muquiranas”. Isso não é uma brincadeira . É assédio, desrespeito, agressão e não deve ser tolerado pelo poder público. Não fosse a interferência da Guarda Civil o que aconteceria?", questionou.
A parlamentar também disse que os homens que aparecem no vídeo mostram que o desrespeito às mulheres na folia é "ilimitado".
"São homens que se “fantasiam de mulher” no carnaval. E mostram que o desrespeito às mulheres é ilimitado. Os assediadores e o bloco precisam ser responsabilizado!".
Nota de repúdio
Em nota, o bloco "As Muquiranas" informou que é contra a qualquer tipo de violência, preconceito e assédio. Repudiou também qualquer tipo de atitude que evidencie essas práticas e prometeu providências.
"As Muquiranas" é um dos principais e mais importantes blocos do Carnaval de Salvador. Criado em 1965, ele é o primeiro de travestidos na história da maior festa popular do planeta.
Formado apenas por homens, o grupo se destaca pela criatividade das fantasias que, a cada ano, gera expectativa no público. Em 2023, o tema foi "Barbies - As Douras da Alegria" e o bloco homenageou os profissionais da saúde, que lutaram contra a Covid-19.
As Muquiranas desfilaram todos os dias no Circuito Osmar. No sábado (18), estrearam com a banda Pagod’art, na segunda-feira (20), foram comandadas pela banda Psirico, e na terça (21), foram animadas pelo Parangolé.
Veja abaixo a íntegra da carta aberta publicada pelo bloco:
Comentários
Outras Notícias
![Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis [Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237605/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Síndrome silenciosa pode afetar fertilidade e atingir até 13% das mulheres inférteis
27 de Junho de 2025Foto: Reprodução
![Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional [Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237604/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Conselho Federal de Medicina Veterinária define novas regras para publicidade profissional
27 de Junho de 2025Foto: Divulgação
![Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações [Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237603/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil declara erradicada a gripe aviária em granjas comerciais e busca retomada das exportações
27 de Junho de 2025Foto: Arquivo/Agência Brasil
![Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos [Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237602/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Psicóloga baiana assume presidência do Conselho Federal de Psicologia com foco em direitos humanos
27 de Junho de 2025Foto: Conselho Federal de Psicologia
![Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento [Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237601/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Apenas 1 em cada 5 UBSs oferece inserção de DIU, aponta levantamento
26 de Junho de 2025Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Vila Velha
![Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS [Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237600/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo cria programa para abater dívidas com prestação de serviços ao SUS
26 de Junho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023