Justiça

Homem denuncia insultos homofóbicos dentro de lava a jato em Feira de Santana: "Estou cheia desses viadinhos aqui"

11 de Julho de 2023 -G1 Bahia
[Homem denuncia insultos homofóbicos dentro de lava a jato em Feira de Santana:

Segundo Gabriel Peixoto, o crime teria sido cometido por familiares do dono do estabelecimento, no sábado (8). O caso foi registrado na Polícia Civil e é investigado.

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

O estudante Gabriel Peixoto, de 27 anos, denunciou ter sofrido insultos homofóbicos e ameaças dentro de um lava a jato, que também funciona como bar, em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. Segundo Gabriel Peixoto, o crime teria sido cometido por familiares do dono do estabelecimento, no sábado (8). O caso foi registrado na Polícia Civil e é investigado.

De acordo com o estudante, tudo começou quando ele foi ao banheiro do lava a jato e ouviu os primeiros insultos. A esposa do dono teria falado que estava “cheia desses viadinhos aqui”. Ainda segundo Gabriel Peixoto, a mulher teria dito que queria que ele deixasse o estabelecimento, porque recebia a filha no local naquele dia.

“Sempre frequentei o lava a jato. Eles usaram a desculpa de que eu estava usando o banheiro com a porta aberta, mas eu nem tinha entrado direito quando começaram a gritar”, contou o estudante. Ainda segundo Gabriel Peixoto, além das ofensas feitas pela mulher, ele foi ameaçado por dois homens da família.

“Um senhor de idade disse que ia me bater, eu não fiz nada porque ele era um idoso. O outro rapaz veio para cima de mim, mas meu amigo ficou entre ele e eu, evitando algo pior”, relatou o estudante. Gabriel Peixoto informou ainda que o dono do lava a jato não estava no local no momento dos insultos. Procurado pelo estudante, ele disse que o cliente estava certo, mas que não poderia fazer nada, já que os autores eram da família dele.

O g1 tenta contato com o dono do lava a jato e com as pessoas citadas como autoras dos insultos homofóbicos. O estudante registrou o caso na Central de Flagrantes de Feira de Santana e voltará na sexta-feira (14) para prestar depoimento.

A advogada Ana Peixoto, irmã do estudante, disse que vai judicializar o caso. Caso seja indenizado, Gabriel Peixoto pretende reverter o valor em cestas básicas e doar para comunidades carentes de Feira de Santana. Discriminar alguém por causa da identidade de gênero ou orientação sexual é crime no Brasil desde 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei contra o racismo também pode ser aplicada contra a homofobia.

A criminalização da homofobia e transfobia prevê que:
    "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito" em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
    a pena será de um a três anos, além de multa;
    se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
    e a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.

Com a decisão do STF, o Brasil se tornou o 43º país a criminalizar a homofobia, segundo o relatório "Homofobia Patrocinada pelo Estado", elaborado pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga). 

Comentários

Outras Notícias

[Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil]
Fofoca

Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil

20 de Julho de 2026

Foto: Divulgação

[Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário]
Fofoca

Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário

20 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família]
Bahia

TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família

20 de Julho de 2026

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN-PR

[Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador]
Política

Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador

20 de Julho de 2026

Foto: Betto Jr. / Secom PMS

[SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza]
Bahia

SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza

20 de Julho de 2026

SindilimpBA aguarda modificação do edital pela prefeitura local | FOTO: Divulgação |

[Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador]
Bahia

Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador

17 de Julho de 2026

Fotos: Joá Souza/GovBA - Thuane Maria - GovBA/- Thuane Maria/GovBA

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias