Justiça

Trabalhadores são resgatados em fazenda de gado no sudoeste baiano

21 de Novembro de 2023 - Redação Cabula agora
[Trabalhadores são resgatados em fazenda de gado no sudoeste baiano]

Os resgatados foram encontrados com suas companheiras e filhos em situação degradante - Foto: Divulgação/MTE


Dois trabalhadores rurais foram resgatados de uma fazenda de gado no município de Maiquinique, no sudoeste baiano, durante uma operação conjunta contra o trabalho análogo ao escravo no início deste mês. O caso só veio a público nesta segunda-feira, 20.


Os resgatados foram encontrados com suas companheiras e filhos em situação degradante em alojamentos sem as mínimas condições de conforto e segurança. Eles foram retirados pela equipe de fiscalização e alojados em casas de parentes no mesmo município.

Os dois trabalhadores estavam há mais de cinco anos na propriedade, cuidando dos gados da fazenda, cumprindo jornadas de trabalho exaustivas, sem descanso semanal nem férias. No total, os dois grupos familiares, tinha além dos trabalhadores e suas companheiras, 13 crianças.

Os resgatados já estão de posse de guias para dar entrada no seguro-desemprego especial para vítimas do trabalho escravo, que deverá ser pago por três meses. Além disso, eles já receberam os valores calculados referentes à rescisão do contrato de trabalho, em valores não divulgados. Ainda está em negociação um acordo que permita a eles receber indenizações por danos morais individuais. Caso não haja acordo, o MPT poderá ajuizar ação civil pública contra o dono da fazenda.

A operação contou com a participação de diversos órgãos ligados ao combate ao trabalho escravo. Integraram a força-tarefa o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH), além da Polícia Federal. A SJDH segue com o acompanhamento social das vítimas, feito em cooperação com a assistência social de Maiquinique.

Até então sob segredo, o caso só foi divulgado nesta segunda-feira, 20, após o pagamento das verbas rescisórias pelo dono da fazenda na última sexta-feira, 17. O Ministério Público do Trabalho (MTE) ainda tenta negociar com o empregador um acordo para pagamento de danos morais individuais aos dois resgatados.

Comentários

Outras Notícias

[Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]
Saúde

Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação Sesab

[VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]
Bahia

VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio

27 de Fevereiro de 2025

Fotos: Feijão Almeida / GOVBA

[Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]
Saúde

Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

[Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]
Saúde

Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência

27 de Fevereiro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]
Bahia

Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]
Política

Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia

26 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121