Justiça

‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque

16 de Janeiro de 2024 -Redação Cabula agora
[‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque]

A vítima contou ainda que estava usando um fio de contas quando homem começou a te direcionar palavras de ódio / Foto Reprodução

Um caso de intolerância religiosa foi registrado em um dos trens do metrô de Salvador nesta segunda-feira (15/1). Vídeos gravados por passageiros mostram o momento em que um homem criticou e ofendeu uma mulher que estava usando um colar de contas, adereço usado por seguidores de religiões de matriz africana. De acordo com a vítima, que conversou com uma equipe da TV Aratu, o suspeito de praticar o crime já estava a observando antes de entrar no vagão, mas, somente no meio do percurso, as ofensas começaram.

Acho que ele já tinha me fitado desde a estação. Quando ele entrou no metrô, ele estava conversando com uma pessoa, mas, percebi que ele começou a falar muito alto. Quando chegou na metade da estação, ele começou a falar ‘tá repreendido’ e ‘tá amarrado’. Além disso, começou a falar também que não suporta pessoas de Candomblé, que pessoas de Candomblé têm que morrer, que para ele não deveria existir pessoas de Candomblé, que só usam a religião para fazer mal, e assim foi seguindo“.

Quando a vítima, que preferiu não se identificar, percebeu que as indiretas do homem seriam para ela, ela tirou o colar de contas que estava por dentro da blusa e expôs. Na sequência, ela disse, em volta alta, que intolerância religiosa era crime:

O homem, que também não teve o nome divulgado, continuou a ofender a mulher e disse que “‘liberalismo’ de expressão não é intolerância religiosa”. Depois disso, levantou da cadeira e disse que “não suportava pessoas de candomblé, pois funcionava normalmente só para fazer mal“.

Em nota, a CCR Metrô Bahia informou que “repudia qualquer prática de atos de intolerância e desrespeito”. “A concessionária reforça que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes e orienta que todo caso de intolerância ou agressão seja registrado para tomada das devidas providências. A CCR Metrô Bahia está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações”, conclui a nota.

A vítima procurou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e formalizou denúncia. Na tarde desta terça-feira (16/1), a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) fez o registro da intolerância religiosa.

Comentários

Outras Notícias

[Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube]
Justiça

Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube

11 de Setembro de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida]
Saúde

Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida

11 de Setembro de 2026

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia]
Saúde

Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia

11 de Setembro de 2026

Foto: Camila Souza / GOVBA

[Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans]
Brasil

Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans

11 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador]
Bahia

Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador

10 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação

[Dólar começa o dia em queda]
Economia

Dólar começa o dia em queda

10 de Setembro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias