Justiça

‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque

16 de Janeiro de 2024 - Redação Cabula agora
[‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque]

A vítima contou ainda que estava usando um fio de contas quando homem começou a te direcionar palavras de ódio / Foto Reprodução

Um caso de intolerância religiosa foi registrado em um dos trens do metrô de Salvador nesta segunda-feira (15/1). Vídeos gravados por passageiros mostram o momento em que um homem criticou e ofendeu uma mulher que estava usando um colar de contas, adereço usado por seguidores de religiões de matriz africana. De acordo com a vítima, que conversou com uma equipe da TV Aratu, o suspeito de praticar o crime já estava a observando antes de entrar no vagão, mas, somente no meio do percurso, as ofensas começaram.

Acho que ele já tinha me fitado desde a estação. Quando ele entrou no metrô, ele estava conversando com uma pessoa, mas, percebi que ele começou a falar muito alto. Quando chegou na metade da estação, ele começou a falar ‘tá repreendido’ e ‘tá amarrado’. Além disso, começou a falar também que não suporta pessoas de Candomblé, que pessoas de Candomblé têm que morrer, que para ele não deveria existir pessoas de Candomblé, que só usam a religião para fazer mal, e assim foi seguindo“.

Quando a vítima, que preferiu não se identificar, percebeu que as indiretas do homem seriam para ela, ela tirou o colar de contas que estava por dentro da blusa e expôs. Na sequência, ela disse, em volta alta, que intolerância religiosa era crime:

O homem, que também não teve o nome divulgado, continuou a ofender a mulher e disse que “‘liberalismo’ de expressão não é intolerância religiosa”. Depois disso, levantou da cadeira e disse que “não suportava pessoas de candomblé, pois funcionava normalmente só para fazer mal“.

Em nota, a CCR Metrô Bahia informou que “repudia qualquer prática de atos de intolerância e desrespeito”. “A concessionária reforça que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes e orienta que todo caso de intolerância ou agressão seja registrado para tomada das devidas providências. A CCR Metrô Bahia está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações”, conclui a nota.

A vítima procurou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e formalizou denúncia. Na tarde desta terça-feira (16/1), a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) fez o registro da intolerância religiosa.

Comentários

Outras Notícias

[Sesab adota medidas urgentes para reduzir fila da diálise ambulatorial na Bahia]
Saúde

Sesab adota medidas urgentes para reduzir fila da diálise ambulatorial na Bahia

17 de Junho de 2025

Foto: Carol Garcia / GOVBA

[Exército libera área para construção de hospital regional em Paulo Afonso]
Bahia

Exército libera área para construção de hospital regional em Paulo Afonso

17 de Junho de 2025

Foto: Reprodução / YouTube

[OMS mantém mpox como emergência global de saúde pública]
Saúde

OMS mantém mpox como emergência global de saúde pública

17 de Junho de 2025

Foto: Reprodução Shutterstock

[Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões]
Esportes

Governo reabre licitação da Arena de Esportes da Bahia com novo orçamento de R$ 13,9 milhões

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

[São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs]
Bahia

São João no Pelô: Prefeitura de Salvador divulga programação completa do Arraiá da Prefs

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

[Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos]
Política

Governo da Bahia propõe reduzir formação de cabos da PM de 5 para 3 anos

12 de Junho de 2025

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121