‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque
16 de Janeiro de 2024 - Redação Cabula agora![‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque [‘Pessoas de Candomblé têm que morrer’: vítima de intolerância no metrô de Salvador detalha ataque]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236351/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A vítima contou ainda que estava usando um fio de contas quando homem começou a te direcionar palavras de ódio / Foto Reprodução
Um caso de intolerância religiosa foi registrado em um dos trens do metrô de Salvador nesta segunda-feira (15/1). Vídeos gravados por passageiros mostram o momento em que um homem criticou e ofendeu uma mulher que estava usando um colar de contas, adereço usado por seguidores de religiões de matriz africana. De acordo com a vítima, que conversou com uma equipe da TV Aratu, o suspeito de praticar o crime já estava a observando antes de entrar no vagão, mas, somente no meio do percurso, as ofensas começaram.
Acho que ele já tinha me fitado desde a estação. Quando ele entrou no metrô, ele estava conversando com uma pessoa, mas, percebi que ele começou a falar muito alto. Quando chegou na metade da estação, ele começou a falar ‘tá repreendido’ e ‘tá amarrado’. Além disso, começou a falar também que não suporta pessoas de Candomblé, que pessoas de Candomblé têm que morrer, que para ele não deveria existir pessoas de Candomblé, que só usam a religião para fazer mal, e assim foi seguindo“.
Quando a vítima, que preferiu não se identificar, percebeu que as indiretas do homem seriam para ela, ela tirou o colar de contas que estava por dentro da blusa e expôs. Na sequência, ela disse, em volta alta, que intolerância religiosa era crime:
O homem, que também não teve o nome divulgado, continuou a ofender a mulher e disse que “‘liberalismo’ de expressão não é intolerância religiosa”. Depois disso, levantou da cadeira e disse que “não suportava pessoas de candomblé, pois funcionava normalmente só para fazer mal“.
Em nota, a CCR Metrô Bahia informou que “repudia qualquer prática de atos de intolerância e desrespeito”. “A concessionária reforça que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes e orienta que todo caso de intolerância ou agressão seja registrado para tomada das devidas providências. A CCR Metrô Bahia está à disposição das autoridades para contribuir com as investigações”, conclui a nota.
A vítima procurou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e formalizou denúncia. Na tarde desta terça-feira (16/1), a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid) fez o registro da intolerância religiosa.
Comentários
Outras Notícias
![Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia [Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237377/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação Sesab
![VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio [VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
![Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos [Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237375/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência [Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237374/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência
27 de Fevereiro de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural [Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237373/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia [Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023