Terreiro é invadido 10 vezes e babalorixá denuncia racismo religioso: 'Fomos perseguidos'
24 de Janeiro de 2024 -Redação Cabula agora![Terreiro é invadido 10 vezes e babalorixá denuncia racismo religioso: 'Fomos perseguidos' [Terreiro é invadido 10 vezes e babalorixá denuncia racismo religioso: 'Fomos perseguidos']](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236380/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O terreiro do Pai Marcelo fica localizado em Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador. A Bahia não tem delegacias especializadas em crimes raciais e de intolerância religiosa. / Foto Reprodução
Na reportagem especial deste domingo (22), o Fantástico mostrou que o Brasil tem se tornado mais intolerante quando o assunto é religião. Dados do governo registraram um aumento de denúncias de intolerância religiosa, sobretudo as religiões de matriz africana.
Em Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador, o machado de Xangô, o orixá da justiça, protege o terreiro do Pai Marcelo, mas a criminalidade não se intimidou. Foram dez invasões nos últimos oito anos.
“Dez assaltos é você entrar num furacão. Fomos perseguidos. Eles não tinham mais nada para assaltar, mas eles arrombavam janela, quebravam. Todas as janelas foram trocadas do terreiro. Portas, se botava uma porta hoje, eles quebravam sete dias depois. E você entrava em pânico”, relata o babalorixá, João Marcelo Correia Nobre.
"Eles também arrombaram, que é a casa de Xangô, onde eles botaram as imagens ao chão. Nós não temos a riqueza material. Temos a riqueza espiritual, a riqueza que fortalece a ancestralidade. Aqui está envolvido o amor, muito amor, muita dedicação", completa o pai Marcelo.
Terreiro com circuito interno de câmera
Das dez invasões que o terreiro sofreu, Pai Marcelo já registrou quatro queixas na delegacia. Sem avanço nas investigações, ele e os frequentadores da casa investiram em câmeras de segurança para tentar inibir os criminosos.
"Quando a gente vai registrar uma queixa, eles não querem botar no laudo, na ocorrência, intolerância religiosa. É um assalto? Uma casa foi invadida dez vezes, eles não querem entender que isso é intolerância", destaca Marcelo.
"E aí acaba, por exemplo, um crime de intolerância ou de racismo religioso sendo colocado como briga de vizinho, algo de menor potencial ofensivo. Então é preciso que pessoas especializadas entendam que aquela violência gerada tem a sua origem no racismo e no racismo religioso pra que isso seja, inclusive, registrado adequadamente", afirma o pres. da Assoc. Bras. de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, Leonel Monteiro.
Terreiro com circuito interno de câmera
Das dez invasões que o terreiro sofreu, Pai Marcelo já registrou quatro queixas na delegacia. Sem avanço nas investigações, ele e os frequentadores da casa investiram em câmeras de segurança para tentar inibir os criminosos.
"Quando a gente vai registrar uma queixa, eles não querem botar no laudo, na ocorrência, intolerância religiosa. É um assalto? Uma casa foi invadida dez vezes, eles não querem entender que isso é intolerância", destaca Marcelo.
"E aí acaba, por exemplo, um crime de intolerância ou de racismo religioso sendo colocado como briga de vizinho, algo de menor potencial ofensivo. Então é preciso que pessoas especializadas entendam que aquela violência gerada tem a sua origem no racismo e no racismo religioso pra que isso seja, inclusive, registrado adequadamente", afirma o pres. da Assoc. Bras. de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, Leonel Monteiro.
Comentários
Outras Notícias
![Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco [Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239053/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Teste molecular no SUS registra 9,9 mil resultados positivos para HPV de alto risco
03 de Novembro de 2026Foto: João Risi / MS
![Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz [ Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239052/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Alexandre Aleluia chega a 35 apoios na Câmara de Salvador após adesão de Muniz
03 de Novembro de 2026Fotos: Câmara Municipal de Salvador
![Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5 [Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239051/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia encosta no G-4 e chega a 44,3% de probabilidade de terminar no G-5
03 de Novembro de 2026Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias
![Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba [Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239050/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vitória encerra passagem de Jair Ventura após revés diante do Coritiba
03 de Novembro de 2026Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias
![Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana [Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239049/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana
31 de Outubro de 2026Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto
![Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA [ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/239045/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA
31 de Outubro de 2026Foto: Divulgação / Gov-BA
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
