Na Bahia, a cada dez feminicídios, nove são cometidos pelo parceiro íntimo da vítima
12 de Março de 2024 -Redação Cabula agora![Na Bahia, a cada dez feminicídios, nove são cometidos pelo parceiro íntimo da vítima [Na Bahia, a cada dez feminicídios, nove são cometidos pelo parceiro íntimo da vítima]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236594/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Na Bahia, a cada dez feminicídios, nove são cometidos pelo parceiro íntimo da vítima. / Foto Alberto Maraux
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), apresenta à sociedade a atualização do infográfico Feminicídios na Bahia. O trabalho é mais um produto da parceria entre a SEI e a SSP-BA e traz a caracterização e o perfil das vítimas de feminicídios no estado. Os dados utilizados são derivados dos Boletins de Ocorrência (BO), registrados pela Polícia Civil (PC), entre os anos de 2017 e 2023.
De 2017 a 2023, a Bahia registrou 672 feminicídios. Isso significa dizer que uma mulher foi vítima letal de violência de gênero a cada 3 dias. Em média, os feminicídios cresceram 7,6% ao ano. Apenas em 2023, a Bahia registrou 108 feminicídios. Isso representou um aumento de 0,9% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 107 casos. Em termos comparativos, em 2023, 1,5 mulheres foram vítimas de feminicídio a cada 100 mil baianas, enquanto que no primeiro ano da análise, 1 mulher foi vítima de feminicídio a cada 100 mil.
Quanto à caracterização do crime, a maioria foi por objeto perfurocortante. Ou seja, na Bahia, de 2017 a 2023, quase metade dos casos de feminicídios foram por arma brancas: 46,6%. As armas de fogo (28,5% do total de casos) e os objetos contundentes (8,0%) também são instrumentos em destaque. Outros instrumentos respondiam pela participação restante (16,9%).
Sobre o local de ocorrência, verifica-se que aproximadamente 80% dos casos ocorreram dentro do domicílio da vítima. E sobre a autoria, os dados revelam que 92,6% eram parceiros íntimos da vítima (companheiros ou ex-companheiros e namorados).
Referente ao perfil das mulheres, a maioria tinha idade adulta (de 30 a 49 anos), eram negras (pretas e pardas) e não-solteiras.
Os dados apontam para um padrão específico de ocorrência para esse tipo criminal, o que pode auxiliar na construção de medidas mais efetivas para a salvaguarda da vida das mulheres vítimas de violência de gênero.
Comentários
Outras Notícias
![Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil [Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238735/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anitta confirma segunda parte de 'EQUILIBRIVM' antes do início da turnê pelo Brasil
20 de Julho de 2026Foto: Divulgação
![Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário [Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238734/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Carolina Dieckmann explica silêncio sobre Preta Gil durante lançamento de documentário
20 de Julho de 2026Foto: Instagram
![TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família [TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238733/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
TJ-BA garante tratamento completo para criança com autismo e determina reembolso integral à família
20 de Julho de 2026Foto: Roberto Dziura Jr./AEN-PR
![Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador [Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238732/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bruno Reis sanciona lei que amplia informação sobre entrega voluntária de bebês para adoção em Salvador
20 de Julho de 2026Foto: Betto Jr. / Secom PMS
![SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza [SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238731/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA impugna licitação em Buritirama e aponta riscos com participação de cooperativas em serviços de limpeza
20 de Julho de 2026SindilimpBA aguarda modificação do edital pela prefeitura local | FOTO: Divulgação |
![Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador [Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238730/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novas vias de responsabilidade do estado aproximam bairros e encurtam caminhos em Salvador
17 de Julho de 2026Fotos: Joá Souza/GovBA - Thuane Maria - GovBA/- Thuane Maria/GovBA
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
