Mundo

Pernambués Curioso: Saiba mais sobre Dia Internacional da Igualdade da Mulher

26 de Agosto de 2020 - Redação Cabula agora
[Pernambués Curioso: Saiba mais sobre Dia Internacional da Igualdade da Mulher]

No dia 26 de agosto, é comemorado o dia Internacional da Igualdade da Mulher, dia esse que representa a luta das mulheres pelos seus direitos civis, pela representatividade política e por igualdade

Há quem não saiba, mas há poucas décadas, as mulheres não tinham direito ao voto, não tinham acesso à educação, e o mercado de trabalho era fechado a elas. Para a sociedade, o lugar da mulher era em casa, sendo uma boa esposa e mãe.

Dias Atuais
Nos últimos tempos, as mulheres não só conquistaram mais acesso ao mercado de trabalho, e à educação, como se tornaram grandes exemplos nestes meios. Isso é fruto de uma incansável luta pela igualdade entre os sexos, mas que infelizmente, está longe de terminar.
Graças ao Feminismo (do latim?fem?na, que significa “mulher”), um movimento filosófico, social e político, cuja principal caraterística é a luta pela igualdade de gêneros (homens e mulheres), a popularização do debate e a consciência do assunto tem aumentado significativamente, mas a pouca representatividade política, a violência, e as desigualdades no mercado de trabalho, ainda existem, por isso há muito que ser feito para de fato, alcançar igualdade em oportunidades e cargos para as mulheres.

-Trabalho: De acordo com o Código Civil de 1916, a mulher só poderia trabalhar fora caso o marido lhe concedesse autorização. Foi só em 1943 que, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, isso mudou.
 -Licença-maternidade: Até 1934 esse direito não existia. Foi nesse ano em que a Constituição previu que as mulheres ficariam sem trabalhar um mês antes e um mês depois de nascer o bebê. Além disso, a demissão de grávidas passou a ser proibida. Em 1988, o período se estendeu para 120 dias. 
-Voto: Um dos grandes motivos para a luta do feminismo foi o direito ao voto, que no Brasil só foi autorizado em 1932. Em 1934, a primeira representante política do gênero feminino foi eleita no País: Carlota Pereira de Queiroz.
-Casamento: Desde 1916, com aprovação do Código Civil, só o homem era responsável pela família e o casamento poderia ser anulado pelo marido caso descobrisse que a esposa não era virgem. A família da noiva também poderia deserdá-la. Essas regras mudaram apenas em 2002.
-Divórcio: Em 1977, o divórcio passou a ser permitido por lei. Até então, o casal só poderia se separar em casos de traição, tentativa de morte ou abandono do lar. 
-Anticoncepcional: Em 1962, o Brasil começou a vender anticoncepcionais. A mudança possibilitou que elas pudessem se relacionar sexualmente com mais parceiros. 
-Violência contra a mulher: A primeira Delegacia da Mulher foi criada em 1985. Em 2006, surgiu a Lei Maria da Penha, com mecanismo para punições em caso de violência doméstica.
Como Apoiar esse Movimento?
Para que se estabeleça a?igualdade no ambiente de trabalho, à algumas coisas que podem contribuir, como por exemplo, dar oportunidades para ambos os sexos exercerem cargos altos dentro das empresas; valorizar as qualificações profissionais das mulheres; oferecer salários igualitários; promover mudanças de leis e de cultura que não sejam igualitárias.
Outro ótimo exemplo é valorizar o homem que cumpre tarefas domésticas, ou com a criação dos filhos, tendo em vista que isso também é uma tarefa dele. 
Assim poderemos juntos transformar o mundo em um lugar de igualdade para todos, pois lugar de mulher, é onde ela quiser!

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121