Presidente do Turcomenistão afirma que pretende ordenar o fechamento da ‘Porta do inferno’; entenda o caso
13 de Janeiro de 2022 - Jornal da Chapada![Presidente do Turcomenistão afirma que pretende ordenar o fechamento da ‘Porta do inferno’; entenda o caso [Presidente do Turcomenistão afirma que pretende ordenar o fechamento da ‘Porta do inferno’; entenda o caso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233207/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O local é oficialmente chamado de ‘Cratera de Darvaza’, em homenagem à cidade onde está localizado
O presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, afirmou, no fim de semana, que pretende ordenar o fechamento do local mais famoso do local, ‘Portas do Inferno’, uma cratera de gás natural que queima no país há décadas.
Segundo o presidente, “a cratera afeta negativamente o meio ambiente e a saúde das pessoas que vivem nas proximidades”, disse por meio de pronunciamento televisionado no último sábado (8). Ao levantar questões ambientais e econômicas, ele pediu ao governo para que se encontrem maneiras seguras de apagar o incêndio.
O local é um tradicional destino turístico com 70 metros de diâmetros e chamas que se veem de longe na paisagem desértica. “Estamos perdendo recursos naturais valiosos, pelos quais poderíamos obter lucros significativos e usá-los para melhorar o bem-estar do nosso povo”, defendeu o presidente.
A área tem uma quantidade significativa de petróleo e gás natural. E o “incêndio” começou quando geólogos da ex-União Soviética perfuravam a região, em 1971, para obter gás. O chão sob a plataforma cedeu e abriu o buraco.
O poço de fogo foi o resultado de um erro de cálculo simples por cientistas soviéticos, em 1971. Os geólogos perfuraram uma caverna subterrânea para obter gás. Ao temer que a cratera emitisse gases venenosos, os cientistas tomaram a decisão de colocar fogo, pensando que o gás iria queimar rapidamente. No entanto, as chamas não acabaram em mais de 50 anos.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
![Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia [Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237377/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Parceria entre Sesab e Banco de Olhos registra 13 doações de córneas em apenas um mês na Bahia
27 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação Sesab
![VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio [VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237376/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
![Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos [Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237375/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa proíbe mais de 40 pomadas para modelar cabelos e suspende novos produtos
27 de Fevereiro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência [Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237374/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Antidepressivos podem acelerar o avanço cognitivo em pacientes com demência
27 de Fevereiro de 2025Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural [Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237373/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bloquinho da Gente anima as ruas de Pernambués e reforça tradição cultural
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
![Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia [Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237372/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula amplia Farmácia Popular e confirma início dos pagamentos do Pé-de-Meia
26 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023