Servidores públicos estaduais decidem paralisação na próxima quarta
02 de Dezembro de 2015 - Diogenes Matos
Após o anúncio do "pacote de maldades", do Governador Rui Costa (PT), segundo a oposição, lideranças sindicais e de associações representativas do funcionalismo público baiano decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira (9).
A decisão foi tomada durante sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (1) no auditório da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (Afpeb), durante a discussão da proposta de alteração no Estatuto dos Servidores e na Constituição Estadual, através do Projeto de Lei nº 21.631/2015 e Proposta de Emenda na Constitucional nº 148/2015, proposta pelo governo do estado.
A paralisação é em represália ao Projeto de Lei encaminhado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia, na última quinta-feira (26), que alterou direitos dos servidores público. As modificações, que tem por objetivo restaurar o equilíbrio financeiro-orçamentário do estado, como atingiram ítens como férias e licença-prêmio, além da PEC que extingue a estabilidade financeira para servidores públicos. De acordo com o governo,
As entidades representativas do funcionalismo público criticam as propostas e a falta de diálogo do governo com os trabalhadores. Na tentativa de impedir a votação dos projetos, após a sessão plenária, os servidores se dirigiram à Assembleia Legislativa, para conversar com o líder do governo, deputado Zé Neto (PT) e o líder da oposição, deputado Sandro Regis (DEM), em busca de apoio.
Durante a paralisação, os servidores ficarão mobilizados na galeria da Alba, a partir das 14h, com o objetivo de impedir a aprovação do PL e da PEC, que se forem aprovadas, valerão para servidores dos três poderes.
Além da Fetrab e da Afpeb, a plenária contou com as presenças, Sindsalba, Sindsefaz, Sinpojud, Sindsaúde-Ba, Sindsemp-Ba, Sindistecba, Sindetran, Aspra, Absso/PM, Asfi, Asserf, Asbac, Sindpoc, Ctb, Csp Conlutas, Observatório da Cidadania, Força Invicta, Appm, Sintest Uneb e Uefs, Sinspeb e o Fórum das ADs (Adufs, Adusb, Aduneb e Adusc). A plenária também deliberou por intensificar a mobilização contra as alterações propostas pelo governo, além de elaborar um calendário de mobilização.
Comentários
Outras Notícias
![Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça [Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237473/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Nova rota de ônibus entra em vigor em Salvador com uso do viaduto Duda Mendonça
23 de Abril de 2025Foto: Betto Jr./Secom PMS
![Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados [Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237472/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera entre estados com maior atividade pesqueira artesanal e mais de 147 mil trabalhadores registrados
23 de Abril de 2025Foto: Tânia Rego / Agência Brasil
![Casos de dengue no Brasil passam de 1 milhão em 2025 e já superam 660 mortes confirmadas [Casos de dengue no Brasil passam de 1 milhão em 2025 e já superam 660 mortes confirmadas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237471/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos de dengue no Brasil passam de 1 milhão em 2025 e já superam 660 mortes confirmadas
23 de Abril de 2025Foto: Reprodução / EBC
![Gravidez em festa de elite expõe prática perigosa entre adolescentes e alerta para ausência de educação sexual [Gravidez em festa de elite expõe prática perigosa entre adolescentes e alerta para ausência de educação sexual]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237470/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gravidez em festa de elite expõe prática perigosa entre adolescentes e alerta para ausência de educação sexual
23 de Abril de 2025Foto: Divulgação / Fiocruz
![Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes [Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237469/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes
17 de Abril de 2025Foto: Walterson Rosa/MS
![Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa [Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237468/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa
17 de Abril de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023