Pauta Livre por Rogaciano Medeiros
22 de Fevereiro de 2016 -Maíra LimaRogaciano Medeiros é jornalista.
EsquerdaPelo menos até agora, a briga do prefeito Ademar Delgado (PT) com o deputado federal Luiz Caetano, candidato assumido do PT à sucessão municipal na eleição de outubro próximo, só tem beneficiado as forças progressistas que administram Camaçari há 11 anos. Com o lançamento da candidatura da secretária de Governo, Jailce Andrade, pelo PCdoB, com o apoio do prefeito, a esquerda assumiu o protagonismo do processo político. Os dois candidatos da direita – Antônio Elinaldo (DEM) e José Tude (PMDB) – saíram de cena. A oposição diz que o rompimento é pura “armação”.UnidadeQualquer análise lógica do processo eleitoral em Camaçari, mais importante município da Bahia depois de Salvador, revela que o cenário político mudou completamente com a decisão do prefeito Ademar Delgado (PT) de abrir mão da reeleição e apoiar a candidatura da secretária de Governo, Jailce Andrade, que era do PT e na sexta-feira se filiou ao PCdoB. Entre governistas e oposicionistas, o sentimento predominante é de uma unidade mais na frente, com a confirmação do nome de quem estiver melhor na preferência do eleitorado: Jailce ou Caetano (PT). A oposição permanece dividida.BalançaDerrotado em 2012 pelo atual prefeito, Ademar Delgado (PT), que para se eleger contou com o apoio decisivo de Luiz Caetano (PT), hoje deputado federal e adversário, Maurício Bacelar (PTN) agora está na base do governador Rui Costa (PT) e, dificilmente, caminhará com a oposição de direita, encarnada nas figuras de Antônio Elinaldo (DEM) e José Tude (PMDB). Por ironia do destino, Bacelar torna-se o fiel da balança, figura cujo apoio pode definir a eleição municipal em Camaçari, dia 2 de outubro próximo.PetismoO resultado da pesquisa feita em parceira entre a Universidade do Mennesota (EUA), através do professor e cientista político David Samuels, e a Fundação Getúlio Vargas, com o professor César Zucco Jr., mostra que não vai ser tão fácil assim derrotar o PT na eleição municipal do dia 2 de outubro próximo, como muitos imaginam. Apesar de estar no centro dos ataques e bombardeado pela mídia, o petismo resiste. É o partido com mais simpatizantes, chegando a 15,95%. Em segunda posição aparece o antipetismo (11,44%).ExemploO prefeito ACM Neto (DEM) usou a mídia para exigir a imediata retirada de toda parafernália montada para o Carnaval pelos que exploraram os camarotes e outros espaços em vias públicas. Está certíssimo. Mas, até agora a Prefeitura mantém em Salvador restos da decoração da festa, principalmente os galhardetes fixados nos postes.Comentários
Outras Notícias
![Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo [Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238194/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
![Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio [Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238193/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
![Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS [Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238192/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
![Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS [Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238191/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
