'The New York Times' considera nomeação de Lula ridícula
19 de Março de 2016 -Andréa de Lima NunesO editorial do Times comenta os vários desdobramentos na política brasileira dos últimos dias.
O The New York Times, jornal de circulação diária, internacionalmente conhecido, publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países, classificou em um editorial publicado neste sábado como "rídiculas" as explicações de Dilma Rousseff sobre a escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser ministro-chefe da Casa Civil.
"Surpreendentemente, ela parece ter sentido que ainda tinha capital político para gastar", afirma o maior jornal dos Estados Unidos ao comentar a nomeação de Lula.
"Dilma Rousseff criou uma nova crise, de confiança em seu próprio julgamento", afirma o Times. O texto ressalta que Lula está sendo investigado por enriquecimento ilícito. Além disso, pessoas muito próximas a ele, como José Dirceu, estão presas, ressalta o jornal.
Se a decisão de nomear Lula "empurra os esforços de impeachment" para mais perto, "Dilma terá só a ela mesma para culpar", afirma o Times. A estratégia de Dilma aumentou a insatisfação popular e levou milhares de pessoas às ruas das cidades brasileiras, pedindo a renúncia da presidente, afirma o Times. Ontem à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu a nomeação de Lula.
Com o título de "A crise política no Brasil se aprofunda", o editorial do Times comenta os vários desdobramentos na política brasileira dos últimos dias, com foco na escolha de Lula para ser ministro de Dilma. O texto destaca que o objetivo foi tentar blindar Lula das investigações da Operação Lava Jato, que já atingiram 50 pessoas, incluindo políticos do PT e de outros partidos, ressalta o jornal.
A explicação de Dilma para a nomeação de Lula, ressalta o Times, foi descrita por ela como sendo uma oportunidade de trazer de volta ao Planalto um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lidar com uma variedade de crises. Essa explicação, porém, é ridícula, afirma o editorial.
Comentários
Outras Notícias
![Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série” [Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238416/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mancini defende convocação de Neymar e destaca: “é um jogador fora de série”
06 de Abril de 2026Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
![Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada [Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238415/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vinícius Júnior terá o maior salário da La Liga a partir da próxima temporada
06 de Abril de 2026Foto: Reprodução/@vinijr
![Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo [Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238414/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo e Claudia Leitte são confirmadas como atrações da Micareta São Paulo
06 de Abril de 2026Foto: Divulgação
![Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos [Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238413/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Peru registra morte de idoso apontado como o mais longevo do país, aos 125 anos
06 de Abril de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro [Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238412/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
05 de Abril de 2026Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos [Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238411/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Termina neste sábado prazo para que partidos registrem seus estatutos
05 de Abril de 2026Foto: Nasa/Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023

