Barroso diz que foro privilegiado é desastre para o país
31 de Março de 2016 -Maíra LimaO STF decide hoje (31) se o juiz Sérgio Moro, rcontinuará na condução dos inquéritos contra Lula.
Poucas horas antes de participar do julgamento no qual o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se o inquérito envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato permanece na primeira instância em Curitiba ou será enviado à Corte, o ministro Luiz Roberto Barroso disse hoje (31) que é contra a existência de foro privilegiado no país.“Foro por prerrogativa de função é um desastre para o país, a minha posição é extremamente contra”, disse Barroso durante palestra sobre reformas do Estado no Centro Universitário de Brasília (Uniceub). “É péssimo o modelo brasileiro e estimula fraude de jurisdição, na qual, quando nós julgamos, o sujeito renuncia, ou quando o processo avança, ele se candidata e muda a jurisdição. O sistema é feito para não funcionar”, acrescentou.Barroso admitiu a possibilidade de que haja proteção institucional a algumas autoridades eleitas, mas defendeu mais uma vez a criação de uma vara especial em Brasília, de primeira instância, exclusivamente para julgar autoridades.“A autoridade, o parlamentar, as pessoas que estão expostas às vezes a um determinado tipo de má vontade ou de perseguição, elas podem ter algum tipo de proteção institucional, mas isso se realizaria com juízo de primeiro grau, em Brasília, com recursos para o Supremo ou o STJ [Superior Tribunal de Justiça]”, disse Barroso à plateia formada por alunos de direito.Na saída do evento, o ministro evitou comentar, em entrevista a jornalistas, o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, em curso no Congresso Nacional. Na última sexta-feira (25, ele disse a integrantes da comissão especial de impeachment da Câmara que o STF não vai mudar a decisão que for tomada pelo plenário da Casa sobre a admissão do processo de impedimento de Dilma.O STF decide hoje (31) se o juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Lava Jato na primeira instância, continuará na condução dos inquéritos contra Lula. O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, suspendeu as investigações que envolvem o ex-presidente, por entender que cabe à Corte analisar se Lula tem foro privilegiado e deve ser processado pelo tribunal.As informações são da Agência BrasilComentários
Outras Notícias
![Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo [Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238194/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
![Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio [Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238193/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
![Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS [Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238192/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
![Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS [Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238191/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
