Semana é decisiva para a crise política e o impeachment de Dilma Rousseff
11 de Abril de 2016 -Andréa de Lima NunesVotação deve começar na sexta-feira (15) e pode durar até três dias.
Nesta segunda (11) começa uma semana decisiva para o desfecho da crise política, a comissão especial da Câmara vota o relatório que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão começa às 10 da manhã e deve se estender por todo o dia.
Manifestantes pró e contra o impeachment começaram a chegar aos locais que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal determinou para cada um. A ideia é evitar confrontos. O gramado central já está com grades e a Esplanada dos Ministérios ficará dividida.
Perto da catedral vai ficar quem é a favor do impeachment. Do outro lado, onde fica o teatro nacional, os que são contra. O gramado central da Esplanada será ocupado pelas equipes de segurança e ficará proibido o acesso a toda a região da Praça dos Três Poderes, do gramado bem em frente ao Congresso Nacional e dos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores.
Os deputados da comissão especial do impeachment voltam a trabalhar às 10 horas. Eles vão votar o parecer do deputado Jovair Arantes, que recomendou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Deve ser outra sessão longa. A estimativa é que termine à noite.
O relator, Jovair Arantes, será o primeiro a falar e terá 10 minutos. Em seguida, vem a defesa da presidente Dilma Rousseff. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, terá até 20 minutos.
Depois, começa o processo de votação. Falam dois deputados a favor e dois contra o parecer, cinco minutos para cada um. Na sequência vem os 25 líderes dos partidos, cada um terá de três a 10 minutos, e só depois disso tudo é que os 65 deputados começarão a votar, o que deve acontecer no fim da tarde.
O quórum mínimo necessário é de 33 e basta a maioria simples dos votos para aprovar ou rejeitar o relatório do deputado Jovair Arantes. A oposição contesta o argumento do governo de que o parecer contraria a Constituição.
O presidente da comissão trabalhou no domingo com os técnicos na Câmara e ainda faltam algumas questões para decidir. Uma delas é se os deputados falarão os votos um a um ou se vai ser usado o painel eletrônico.
A expectativa é que essa votação comece na sexta-feira (15) e pode durar até três dias. Qualquer que seja o resultado da votação na comissão especial de impeachment, ele será votado pelo plenário da Câmara.
Comentários
Outras Notícias
![Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo [Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238194/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
![Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio [Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238193/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
![Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS [Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238192/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
![Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS [Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238191/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023

