Política

Sob pressão, cúpula do PRB se nega a discutir voto de Tia Eron

09 de Junho de 2016 - Andréa de Lima Nunes

Candidatos a prefeito do Rio e São Paulo estão preocupados com impacto.

deputada-tia-eron

A deputada Tia Eron (PRB-BA) (Foto: Ailton de Freitas).

A polêmica continua acerca do voto da deputada Tia Eron (PRB-BA), que tem o objetivo de impedir a aprovação do relatório que pede a cassação do mandato do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), no Conselho de Ética.

Dirigentes da cúpula do PRB e o líder da bancada do partido na Câmara estão a prefeito do Rio, e do deputado Celso Russomano (SP), para que marquem uma reunião de emergência para debater o possível voto da deputada. No plenário da Casa, deputados se revezam para dizer que se o voto de Tia Eron salvar Cunha, terá que ser explicado na campanha de Crivela e Russomano.

O líder Márcio Marinho (PRB-BA), conterrâneo da deputada, comentou que teriam lhe passado uma mensagem sobre o pedido de Russomano para que uma reunião fosse marcada para discutir o voto de Eron, mas para Marinho, o voto é uma questão pessoal. Diante da negativa da cúpula e da liderança do PRB em se reunir para ter uma posição em relação a cassação de Cunha, Russomano vai tentar conversar separadamente com Tia Eron esta noite. Ele vai tentar convencê-la de que os fatos apresentados contra Cunha são muito fortes.

Como ontem, quando se escondeu na liderança do PRB durante a sessão do Conselho de Ética, hoje, para fugir do assédio, Tia Eron sequer apareceu na Câmara dos Deputados. Passou o dia trancada em casa, com jornalistas e cinegrafistas na porta à espera de uma declaração sobre o voto que pode absolver ou condenar Eduardo Cunha no processo de cassação de seu mandato no Conselho de Ética.

Na noite de terça-feira, para ganhar tempo, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (BA) cancelou a reunião prevista para esta quarta-feira que vai decidir a cassação de Cunha. A decisão foi tomada depois que deputados opositores do presidente afastado chegaram a conclusão de que o voto de Tia Eron daria um resultado de 11 a 9 contra a cassação e pela aprovação de uma pena branda de afastamento de 90 dias.

Os opositores de Cunha esperam que o adiamento para quinta ou a próxima terça-feira dê tempo para uma reação da opinião pública contra a provável disposição do PRB e da deputada em salvar Cunha. Alguns deputados apostam até mesmo na prisão de Cunha, em uma eventual determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), antes da votação no Conselho e provável derrota.

De acordo com os interlocutores de Russomano e Crivela, os dois estão preocupadíssimos com o impacto negativo do voto pró-Cunha em suas campanhas.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121