Integrantes do MST ocupam fábrica de papel e celulose no interior
14 de Junho de 2016 -Diogenes MatosA empresa é uma multinacional que fabrica e exporta celulose de eucalipto.
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam, desde a madrugada desta segunda-feira (13), a fábrica da Suzano Papel e Celulose, na cidade de Mucuri, Sul da Bahia. Segundo publicação do grupo no site do movimento, o objetivo é defender a reforma agrária e criticar o atual modelo de produção do agronegócio.A empresa é uma multinacional que fabrica e exporta celulose de eucalipto, cuja plantação se caracteriza como monocultura, devido à característica da planta. Isso faz com que, segundo o MST, a diversidade de produção no território seja suprimida. Além disso, o movimento alega que o uso de agrotóxicos pela empresa prejudica as “poucas áreas cultivadas pelas famílias camponesas” e a monocultura do eucalipto provoca “o êxodo rural de milhares de famílias camponesas e povos originários”.Outro argumento do movimento contra a Suzano é de que o cultivo exclusivo de eucalipto vem provocando a morte das nascentes de rios da região e o descontrole ambiental, como a invasão de borboletas do eucalipto em algumas cidades, o que teria provocado enfermidades.Até o fechamento desta matéria, os integrantes que ocupam a fábrica Suzano e a assessoria de imprensa do movimento não foram localizados pela reportagem, para mais detalhes sobre as reivindicações e prazo para desocupação.Em nota, a Suzano Papel e Celulose informou que o grupo ocupa a área externa em frente a uma das portarias da unidade, desde as 4h da manhã. A empresa disse que a ocupação restringe, parcialmente, o acesso e a circulação de veículos e pessoas. Apesar disso, “a fábrica está operando normalmente e a empresa já está tomando todas as medidas jurídicas necessárias”.*Agência Brasil[caption id="attachment_142379" align="aligncenter" width="800"]
A empresa é uma multinacional que fabrica e exporta celulose de eucalipto.[/caption]Comentários
Outras Notícias
![Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches [Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238190/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
![SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho [SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
![Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana [Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238188/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
![Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda [Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238187/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia [Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238186/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta [Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
