Foro privilegiado: impunidade entre políticos pode diminuir em 2018, afirma relator
25 de Novembro de 2017 -Redação Piatã![Foro privilegiado: impunidade entre políticos pode diminuir em 2018, afirma relator [Foro privilegiado: impunidade entre políticos pode diminuir em 2018, afirma relator]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/219699/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A proposta, porém, mantém o foro privilegiado para os cargos de presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue o foro privilegiado para crimes comuns, o deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) espera que a mudança seja aprovada em 2018 no Congresso. O texto foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que agora deve ser analisado por uma comissão especial. "2018 é um ano de eleição, em que a sintonia com aquilo que pensa a sociedade ganha ainda mais relevância. Portanto, tenho expectativa positiva [...] que, sim, podemos no primeiro semestre de 2018 encerrar esse ciclo de tramitação do foro privilegiado na Câmara", disse Efraim em entrevista ao G1. "É fazer esse avanço de cidadania, eliminando um instrumento que transmite mensagem de impunidade para a sociedade, com blindagem a casos de corrupção envolvendo autoridades, especialmente políticos", acrescentou o relator. Como a PEC já foi aprovada no Senado, passará por uma comissão especial antes de ser levada ao plenário. Caso seja aprovada por 3/5 dos deputados (308 dos 513), em dois turnos, deverá ser promulgada e passará a valer. Na prática, a PEC acaba com o direito de autoridades, como ministros, deputados e senadores, de responder a ações penais somente em instâncias superiores. A proposta, porém, mantém o foro privilegiado para os cargos de presidentes da República, da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF).Comentários
Outras Notícias
![Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda [Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238187/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia [Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238186/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
![Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta [Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum [Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238184/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gilsons revela músicas inéditas com Caetano Veloso e vocalista do Olodum em novo álbum
15 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores [Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238183/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores
14 de Janeiro de 2026A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.
![Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador [Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238182/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador
14 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
