Política

Bolsonaro tem eleitor mais ativo das redes sociais

01 de Janeiro de 2018 -Redação Piatã
[Bolsonaro tem eleitor mais ativo das redes sociais]

Entre os eleitores do deputado federal com acesso à internet, 87% têm conta no Facebook, e 40% deles dizem compartilhar noticiário político-eleitoral na plataforma; 93% têm conta no WhatsApp, e 43% declaram disseminar o conteúdo.

Os brasileiros que declaram voto em Jair Bolsonaro (PSC) para presidente são, proporcionalmente, os que mais compartilham notícias sobre política e eleições no Facebook e no WhatsApp, segundo pesquisa realizada no fim de novembro pelo Datafolha.

Entre os eleitores do deputado federal com acesso à internet, 87% têm conta no Facebook, e 40% deles dizem compartilhar noticiário político-eleitoral na plataforma; 93% têm conta no WhatsApp, e 43% declaram disseminar o conteúdo.

Segundo analistas como o historiador britânico Niall Ferguson, a exemplo do que aconteceu na eleição de Donald Trump nos EUA, também no Brasil o candidato que compreender melhor como usar mídia social terá mais chance de vencer.

Para o consultor Flávio Ferrari, que dirigiu os institutos Ipsos e Ibope, "as redes sociais ganham importância eleitoral na medida em que não são sujeitas às restrições das demais mídias" e poderão "contribuir significativamente para o desempenho de um candidato".

Entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT), que lidera na intenção de voto, 74% têm conta no Facebook, e 31% compartilham noticiário político-eleitoral; 79% têm conta no WhatsApp, e 30% disseminam o conteúdo.

Os de Marina Silva (Rede) têm números próximos aos de Bolsonaro quanto ao alcance (86% no Facebook, 91% no WhatsApp), mas inferiores quanto ao engajamento (28% e 27%, respectivamente).

A pesquisa sobre os meios de informação política foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, com 2.765 entrevistas presenciais em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

WHATSAPP

De acordo com o Datafolha, 70% dos brasileiros maiores de 16 anos têm conta em redes sociais. E entre eles 84% estão no WhatsApp, em proporção maior que aqueles que têm conta no Facebook, que alcançam 77%.

A elevada adoção do WhatsApp no Brasil torna o serviço de mensagens –que foi comprado pelo próprio Facebook, mas é, do ponto de vista do usuário, desvinculado de sua plataforma– uma das principais arenas para a campanha eleitoral de 2018.

A expectativa é que o WhatsApp seja um foco de notícias falsas. E conter "fake news" em aplicativos de mensagens é ainda mais difícil do que fazê-lo em redes sociais e serviços de busca, mais identificados com o fenômeno nos últimos dois anos.

"No Brasil, ele transcendeu o papel das mensagens para se tornar uma rede de microcomunidades em torno de temas de interesse", diz Ferrari. "Será uma importante ferramenta para a mobilização de eleitores ativistas."

O jornalista Edgard Matsuki, que criou o site de checagem Boatos.org em junho de 2013 e há mais de um ano passou a acompanhar também o WhatsApp, afirma que o serviço já foi tomado por "fake news", em grande parte no formato de áudio.

De início, os boatos surgiam no aplicativo e depois eram usados por sites e contas de Facebook. Mais recentemente, ele passou a ser usado também como ferramenta para a disseminação e busca de audiência para notícias inventadas em sites.

"É ainda mais complicado adotar ações para frear os conteúdos falsos no WhatsApp porque, pelo menos em teoria, todas as mensagens são criptografadas", diz Matsuki, que defende respeitar essa "possibilidade de o usuário ter um pouquinho de privacidade para conversar".

No Facebook, mesmo com as diversas ações anunciadas pela plataforma, um levantamento divulgado na última quinta-feira pelo site "BuzzFeed" indica que as notícias falsas cresceram em 2017 em vez de diminuir, apesar de não ser ano eleitoral.

DESCONFIANÇA

Por outro lado, o Datafolha sobre meios de informação traz dados que parecem indicar um questionamento mais atento, pelos brasileiros maiores de 16 anos, das informações que vêm recebendo por meio das redes sociais.

Por exemplo, apenas 3% deles afirmam que todas as notícias veiculadas em mídia social são confiáveis. Para os jornais impressos e os jornalísticos de TV aberta, o percentual está em 14% e 17%, respectivamente.

De maneira geral, 80% afirmam recorrer a telejornais de TV aberta para se informar sobre política, contra 56% que citam sites de notícias, 55% para as redes sociais e 48% para jornais impressos.

Comentários

Outras Notícias

[Em Brasília, Suíca pressiona pela aprovação do PL 4146 que regulamenta profissão de garis e margaridas]
Política

Em Brasília, Suíca pressiona pela aprovação do PL 4146 que regulamenta profissão de garis e margaridas

15 de Outubro de 2025

Pré-candidato articula com deputados e senadores para garantir direitos trabalhistas da categoria

[Jau grava novo audiovisual na Ribeira com show especial na Fábrica Cultural]
Bahia

Jau grava novo audiovisual na Ribeira com show especial na Fábrica Cultural

15 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Exposição internacional destaca artistas baianos no Muncab]
Cultura

Exposição internacional destaca artistas baianos no Muncab

15 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Ministério da Saúde atualiza protocolos sobre intoxicação por metanol]
Saúde

Ministério da Saúde atualiza protocolos sobre intoxicação por metanol

15 de Outubro de 2025

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

[Novo acordo entre Fiocruz e UFMG impulsiona expansão do Centro Nacional de Vacinas]
Saúde

Novo acordo entre Fiocruz e UFMG impulsiona expansão do Centro Nacional de Vacinas

15 de Outubro de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’]
Brasil

OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’

14 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias