Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho
08 de Janeiro de 2018 -Maíra Lima![Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho [Justiça Federal suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/222193/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Posse estava prevista para acontecer nesta terça.
A Justiça Federal do Rio suspendeu a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho, que aconteceria nesta terça-feira, 09. A decisão, em caráter cautelar liminar, é do juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal Criminal de Niterói.
A ação foi movida após a denúncia de que Cristiane Brasil foi condenada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. O juiz fixou ainda multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da liminar.
No despacho, o magistrado destaca que decidiu conceder a liminar sem ouvir os demais envolvidos "encontra-se justificado diante da gravidade dos fatos sob análise" e que a nomeação de Cristiane Brasil fere o princípio da moralidade administrativa.
"Em exame ainda que perfunctório, este magistrado vislumbra fragrante desrespeito à Constituição Federal no que se refere à moralidade administrativa, (...) quando se pretende nomear para um cargo de tamanha magnitude, Ministro do Trabalho, pessoa que já teria sido condenada em reclamações trabalhistas, condenações estas com trânsito em julgado", escreveu Couceiro.
Conforme publicação do G1, O juiz também observa que não compete ao Poder Judiciário examinar o mérito administrativo da nomeação de ministros, em respeito ao príncipio da separação de poderes, mas ressalta que este mandamento não é absoluto em seu conteúdo: "Deverá o juiz agir sempre que a conduta praticada for ilegal, mais grave ainda, inconstitucional, em se tratando de lesão a preceito constitucional autoaplicável".
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que já prepara recurso contra a liminar que suspende a posse de Cristiane Brasil como ministra do Trabalho. Nesta segunda (8), antes da decisão judicial, Cristiane procurou o presidente Michel Temer para saber se sua indicação estava mantida. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, o presidente teria garantido à deputada que estava decidido a nomeá-la para o ministério.
Comentários
Outras Notícias
![OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’ [OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237936/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’
14 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Redes Sociais
![Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira [Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237935/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira
14 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/YouTube
![Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção [Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237934/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção
14 de Outubro de 2025Foto: Divulgação/SMS
![Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol [Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237933/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol
14 de Outubro de 2025Foto: Rafael Nascimento/MS
![Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais [Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237932/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais
13 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana [Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237931/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana
13 de Outubro de 2025Foto: Camila Souza / GovBA
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023