Política

Marcele Moraes volta a pedir mais 1 minuto de silêncio e causa revolta entre os adeptos do candomblé presente na câmara

25 de Março de 2019 -Redação Cabula agora
[Marcele Moraes volta a pedir mais 1 minuto de silêncio e causa revolta entre os adeptos do candomblé presente na câmara]

Candomblecistas fazem manifestação e ignoram o posicionamento da edil

O ato da vereadora Marcelle Moraes (Sem Partido) ter aproveitado o ensejo do minuto de silêncio na Câmara de Salvador pelo falecimento da líder religiosa Makota Vadina para pedir silêncio pela morte de uma rinoceronte fêmea no Zoo de Salvador ainda repercute de forma negativa para edil. O ato foi visto pelo movimento candomblecista como uma ofensa.
Na tarde desta segunda-feira (25), em sessão ordinária na Câmara Municipal de Salvador, os adeptos das religiões de matriz africana fizeram uma manifestação na galeria do local. Eles buscam respeito pela líder religiosa e buscam um posicionamento da casa em relação a edil. 
“Isso foi um ato covarde de vingança porquê a seis anos atrás, Makota Valdina enfrentou essa família e derrotou aqui nesse plenário, com mais de duas mil pessoas aqui fora quando eles quiseram criminalizar o ato sagrado de sacrificar os animais, aqui na cidade. Exatamente aqui em Salvador que essas pessoas vêm fazendo suas carreiras políticas em cima do sangue do povo negro e é por isso que a gente não vai deixar. É muito grave uma parlamentar falar disso na maior cidade negra fora da África”, desabafou Vilma Reis, adepta do candomblé, em entrevista ao Pernambués Agora.
 O vereador Luíz Carlos Suíca (PT), informou que os animais são de importância e precisa de cuidados, “isso não se trata de votos e sim em cuidar das pessoas, e respeitar a religião, respeitar uma figura que foi um marco para a gente alcançar diversas conquistas nesse estado e município. Makota Valdina vai deixar um vácuo muito grande na sociedade, como meu companheiro Edson Conceição da Sindlimp deixou, como mãe Stella deixou, como todos companheiros que deram seu corpo e sua vida para conquistássemos algo, foi muito ruim.
Após o protesto, a vereadora Marcelle Moraes permaneceu no plenário e leu um pedido de desculpas.
Policiais militares da Casa precisaram intervir para ajudar a acalmar os ânimos dos manifestantes.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]
Esportes

Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Neoenergia

[Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]
Bahia

Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Transalvador

[Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]
Fofoca

Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana

14 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]
Bahia

Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída

13 de Janeiro de 2026

A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias