Política

Suíca ataca Bolsonaro e decretos de armas: “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação”

26 de Junho de 2019 -Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca ataca Bolsonaro e decretos de armas: “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação”]

revogação de dois decretos e a apresentação de três outras novas medidas que versam sobre aquisição, porte, e comercialização de armas e munições deixaram o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), ainda mais preocupado com os índices de violência no país.

Nesta terça-feira (25), após saber das notícias, o edil petista questionou e atacou o governo federal por não conseguir ter pauta para melhorar a vida do povo ou superar o número de desempregados no país. “A rainha da Inglaterra sabe comandar uma nação. Bolsonaro não sabe nem fazer uma compra no mercado, isso é uma piada. Ele não pode é sempre culpar alguém por suas derrapadas. Armas não são a solução, livro na mão e comida que são”.

 

Segundo análise do parlamentar soteropolitano, os três novos decretos do porte de armas contêm as mesmas “inconstitucionalidades” apontadas por parlamentares, como a concessão do porte para determinadas categorias, sem uma análise individual de cada caso. “Pelo que tenho analisado, o ponto de maior resistência no Congresso Nacional para aprovar essas medias de Bolsonaro é o decreto que aponta para que integrantes de cerca de 20 categorias tenham direito ao porte de armas, a liberação para a compra de até 5 mil munições e o acesso a armas de alto impacto e de grosso calibre, o que pode abrir brechas até para a compra de armas como fuzis”, diz Suíca utilizando trecho de reportagem sobre o assunto da Agência Brasil.

 

Para o petista, os textos apresentados são todos bem parecidos com os já rejeitados no Congresso. “Ao invés de procurar suprir as necessidades básicas de um povo, de investir em políticas públicas, o presidente quer armar a população para que as pessoas se matem ainda mais nas ruas. Isso vai potencializar a morte de camponeses, de indígenas e de muita gente pobre e inocente. Sem contar que a indústria da arma deve entrar com força no país, com publicidade, propaganda e lobbys. Não é possível que um governo tenha esse tipo de comportamento. Isso é incentivar uma guerra civil, não tem cabimento”, complementa.

 

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores]
Bahia

Suíca reforça diálogo popular e participa da Lavagem do Bonfim ao lado de apoiadores

14 de Janeiro de 2026

A presença acompanha o cortejo que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, em um dos eventos mais simbólicos do calendário cultural e religioso da Bahia.

[Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador]
Fofoca

Ivete Sangalo confirma nova fase da turnê “Ivete Clareou” e anuncia show em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão]
Esportes

Com alvará regularizado, Estádio de Pituaçu está liberado para jogos do Baianão

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Neoenergia

[Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval]
Bahia

Transalvador abre postos presenciais para credenciamento de veículos durante o Carnaval

14 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Transalvador

[Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana]
Fofoca

Marinada em Salvador: Marina Sena confirma apresentação especial na capital baiana

14 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída]
Bahia

Escadaria que liga a Rua 2 de Julho à Rua Luís Eduardo Magalhães é concluída

13 de Janeiro de 2026

A nova estrutura facilita o trajeto dos moradores, garantindo mais segurança, acessibilidade e melhor mobilidade para a população local.

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias