Política

Governo quer fim do monopólio da Caixa como operador do FGTS

07 de Outubro de 2019 - O Globo
[Governo quer fim do monopólio da Caixa como operador do FGTS]

Atualmente, as instituições privadas podem usar esse dinheiro como agentes financeiros

O governo pretende aproveitar a MP que libera os saques do FGTS para fazer uma ampla reformulação do Fundo. A principal mudança é a quebra do monopólio da Caixa como operadora do FGTS, permitindo o acesso aos recursos a bancos privados.
Esse dinheiro é usado no financiamento a projetos de infraestrutura, saneamento e habitação, em geral com taxas abaixo das cobradas no mercado. Em 2018, a Caixa desembolsou R$ 62,3 bilhões em crédito para esses setores.
Segundo o jornal O Globo, após acordo entre o Palácio do Planalto e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a mudança foi incorporada ao texto da MP pelo relator, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).
No parecer, que será lido amanhã (8) em Comissão Mista do Congresso, há a previsão de que a  Caixa continuará exercendo o papel de custodiante dos depósitos das contas vinculadas, recebendo os depósitos e fazendo a gestão do passivo, mas os bancos concorrentes terão acesso direto às verbas do Fundo para aplicar os recursos.
Atualmente, as instituições privadas podem usar esse dinheiro como agentes financeiros. No entanto, como a Caixa é o único operador, o banco estatal é intermediário nos repasses.

Comentários

Outras Notícias

[O que acontece no corpo durante a ressaca?]
Saúde

O que acontece no corpo durante a ressaca?

12 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva]
Saúde

Entidades médicas defendem ampliação da faixa etária para mamografia preventiva

12 de Março de 2025

Foto: Rodrigo Nunes/MS

[SMS lança plano de ação para combater doenças respiratórias e arboviroses após o carnaval]
Saúde

SMS lança plano de ação para combater doenças respiratórias e arboviroses após o carnaval

12 de Março de 2025

Foto: Divulgação

[CFM solicita à ANS revisão de recomendação sobre mamografia apenas após os 50 anos]
Saúde

CFM solicita à ANS revisão de recomendação sobre mamografia apenas após os 50 anos

12 de Março de 2025

Foto: José Cruz / Agência Brasil

[Ministério da Saúde amplia acesso a insulinas análogas pelo SUS]
Saúde

Ministério da Saúde amplia acesso a insulinas análogas pelo SUS

11 de Março de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Acidentes e mortes em estradas federais da Bahia caem pelo segundo ano consecutivo no Carnaval]
Bahia

Acidentes e mortes em estradas federais da Bahia caem pelo segundo ano consecutivo no Carnaval

11 de Março de 2025

Foto: Divulgação / PRF na Bahia

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121