Política

“Bolsonaro quer promover o genocídio contra os povos negro e indígena”, diz Suíca sobre denúncia

30 de Novembro de 2019 -Redação Cabula agora
[“Bolsonaro quer promover o genocídio contra os povos negro e indígena”, diz Suíca sobre denúncia ]

A denúncia contra o presidente ao TPI foi recebida em Salvador pelo vereador Suíca (PT) como uma medida necessária e tardia

A denúncia contra o presidente da República Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional (TPI), por incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas, foi recebida em Salvador pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) como uma medida necessária e tardia. Segundo o edil petista, “já era para Bolsonaro ter sido denunciado há muito tempo”. Suíca aponta que as medidas do governo federal têm atentado contra os direitos individuais e coletivos dos povos originários. “São graves e retrógradas as medidas que ele [Bolsonaro] vem tomando. Quer promover o genocídio contra os povos negro e indígena”, sintetiza.

Para o vereador soteropolitano, as medidas podem destruir parte de grupo nacionais étnicos. Ele cita o que as duas organizações não-governamentais brasileiras de defesa dos direitos humanos apresentaram como justificativa para a denúncia contra Bolsonaro no TPI. “O Brasil está em crise, é crise ambiental com queimadas na Amazônia e petróleos em praias nordestinas, é crise econômica com cortes em estimativa de salário mínimo e dólar batendo recordes nas alturas e perseguição aos sindicatos, movimentos sociais. Temos que fazer mais, ir para as ruas cobrar desse desgoverno e frear Bolsonaro”, destaca Suíca.

A denúncia contra o presidente foi feita por duas organizações não-governamentais brasileiras que defendem os direitos humanos. Essa representação ao TPI, com sede em Haia, na Holanda, foi entregue esta semana. Quem assinam a peça são o grupo de advogados Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e a Comissão de Arns, uma associação formada por personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais, presidido pela socióloga Margarida Genevois. As entidades consideram Bolsonaro responsável por “um crime contra a humanidade”.

Comentários

Outras Notícias

[População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]
Bahia

População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção

12 de Janeiro de 2026

O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.

[O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]
Educação

O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!

12 de Janeiro de 2026

Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.

[Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]
Saúde

Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]
Saúde

Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular

12 de Janeiro de 2026

Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde

[Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]
Fofoca

Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial

12 de Janeiro de 2026

Foto: Globo

[Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]
Bahia

Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução

12 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias