Suíca critica declaração de Guedes: “Faz parte da elite que prega o ódio contra os pobres”
14 de Fevereiro de 2020 -Vitor Fernandes (DRT-2430)![Suíca critica declaração de Guedes: “Faz parte da elite que prega o ódio contra os pobres” [Suíca critica declaração de Guedes: “Faz parte da elite que prega o ódio contra os pobres”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/227562/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A declaração do ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, foi criticada pelo vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), nesta quinta-feira (13).
O edil soteropolitano lembrou das falas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a elite brasileira odiar o povo pobre por dividir espaços com ela durante o período de governo petista. “Sempre entendi quando ouvia Lula dizer que a elite brasileira queria maltratar o povo pobre. Entendia de imediato porque sofri e sofro isso na pele. Todos odeiam o PT porque eles odeiam pobres dividindo os mesmos espaços que antes somente eles poderiam estar”, critica Suíca.
O ministro Paulo Guedes disse, nesta última quarta (12), que o dólar mais alto é “bom para todo mundo”. E usou um exemplo que, no mínimo, representa “preconceito de classe”, como Suíca destacou. Guedes afirmou que, com o dólar mais baixo, “todo mundo” estava indo para a Disney, nos Estados Unidos, inclusive “empregada doméstica”. Ele foi além e recomendou que os brasileiros viajassem pelo Brasil. “É uma declaração que expõe mais uma vez o que o governo Bolsonaro é: um aglomerado de riquinhos com discursos falidos, tirando do povo pobre para dar aos que já têm demais. Não estão nem aí para a população vulnerável socioeconomicamente”, completa.
Suíca ainda frisa que diversas vezes utilizou frases do ex-presidente Lula para caracterizar o que vivia no cotidiano diante dos ataques ao Partido dos Trabalhadores nos 16 anos de governo federal. “Nunca achei exagero na fala de Lula. Todos que eu encontrava na rua diziam que se tratava de vitimismo. E isso não é verdade, a fala de Guedes expõe acintosamente isso. A elite brasileira é marcada pelo ódio ao pobre e glória pela opressão e por avanço do racismo, da intolerância e da desigualdade. São uns verdadeiros sanguessugas e que utilizam o estado para se beneficiar e perpetuar a pobreza. São senhores escravocratas”, finaliza o edil.
Comentários
Outras Notícias
![Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia [Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237924/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lore Improta e Léo Santana recebem homenagem da OSID por doações milionárias à saúde da Bahia
10 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
![Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’ [Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237923/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ivete Sangalo lança parceria com Péricles e novas faixas do projeto ‘Ivete Clareou’
10 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô [Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237922/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Lula confirma criação de universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô
10 de Outubro de 2025Foto: Thereza Eugênia / Divulgação
![MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina [MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237921/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPF solicita esclarecimentos à UFBA sobre escassez de vagas no curso de Medicina
10 de Outubro de 2025Foto: Divulgação / UFBA
![Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week [Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237920/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week
09 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Instagram / Baco Exu do Blues
![Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP [Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237919/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP
09 de Outubro de 2025Foto ilustrativa: Fabio Rodrigues / Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023