“Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça?”, dispara Juci Cardoso em live com vereador Suíca
07 de Agosto de 2020 - Redação Cabula agora![“Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça?”, dispara Juci Cardoso em live com vereador Suíca [“Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça?”, dispara Juci Cardoso em live com vereador Suíca]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/229282/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Em campanha do agosto lilás, mês da conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o vereador Luíz Carlos Suíca (PT), convidou a ativista e historiadora Juci Cardoso para falar sobre a campanha e o agosto lilás
Por Evilasio Sacramento
Ao falar sobre políticas públicas para as mulheres, a convidada diz que é preciso conversar com as sub-representações e frisa que as mulheres não são iguais. “Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça? Mulheres são maiorias e mulheres negras são maioria dessa maioria. Porém, por conta do racismo, nos colocam no topo de todas as estatísticas de vulnerabilidade. Tem que ouvir todas as pessoas e garantir direito a todas”, disparou.
LEI MARIA DA PENHA
Hoje, 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 14 anos de sancionada. Surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
Juci relata que a lei é sem dúvidas, um marco histórico de proteção as mulheres, mas critica a falta de efetivação nela. “Nós precisamos dialogar com os gestores, com quem decide, precisamos falar sobre sub-representação e, por quê essas pautas criadas para se criar políticas públicas que garantam a efetivação da lei não tem sido colocado em prática como deveria e na celeridade que precisaria para proteger a vida das mulheres. Então, a lei é um avanço. Com ela, passamos a identificar a violência que eram naturalizadas”, disse.
HOMENAGEM
Ainda na live, Suíca lamenta a perda de duas grandes personalidades que marcaram a educação do povo baiano, Jorge Portugal e Jaime Sodré. “Perdas irreparáveis e lamentáveis. São pessoas queridas e que estarão sempre guardadas em nossas memórias. Fica os ensinamentos e a saudades de quem lutou para educar o nosso povo”.
Comentários
Outras Notícias
![Países apontam retrocessos nos direitos das mulheres [Países apontam retrocessos nos direitos das mulheres]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237390/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Países apontam retrocessos nos direitos das mulheres
10 de Março de 2025Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
![Bahia lidera crescimento do turismo nacional em 2024 [Bahia lidera crescimento do turismo nacional em 2024]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237389/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera crescimento do turismo nacional em 2024
10 de Março de 2025Foto: Reprodução
![Bahia Notícias registra mais de 50 milhões de visualizações durante o Carnaval [Bahia Notícias registra mais de 50 milhões de visualizações durante o Carnaval]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237388/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia Notícias registra mais de 50 milhões de visualizações durante o Carnaval
10 de Março de 2025Foto: Rúbia Mariniello/ Bahia Notícias
![Empresa é condenada por cobrança abusiva em estacionamento durante jogo Brasil x Uruguai na Fonte Nova [Empresa é condenada por cobrança abusiva em estacionamento durante jogo Brasil x Uruguai na Fonte Nova]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237387/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Empresa é condenada por cobrança abusiva em estacionamento durante jogo Brasil x Uruguai na Fonte Nova
10 de Março de 2025Foto: Reprodução/X/Cascio Cardoso

Profissionais da Limpeza Garantem Cidade Organizada Durante o Carnaval: "Sem Eles, Não Há Festa"
07 de Março de 2025Foto: Reprodução/internet
![MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias [MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237385/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPBA inspeciona postos de saúde durante Carnaval e destaca melhorias
07 de Março de 2025Foto: Claudia Cardozo
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023