Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia
19 de Agosto de 2020 -Redação Cabula agora![Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia [Bolsonaro veta transferência de dinheiro da merenda escolar para familiares dos alunos na pandemia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/229387/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou, nesta quarta-feira (19), a distribuição dos recursos financeiros recebidos para aquisição de merenda escolar para pais e responsáveis dos estudantes durante a pandemia
Pela Lei nº 11.947, que vigorava desde junho, parte da verba direcionada aos municípios, Estados e escolas federais para comprarem alimentos aos alunos deveria ser repassada aos familiares dessas crianças e jovens. Produtos já adquiridos pelas redes também seriam distribuídos. Como as aulas presenciais estão suspensas, eles não têm acesso à merenda escolar. Seria uma forma de auxiliá-los durante a pandemia.
Com o veto do presidente, o repasse do dinheiro não ocorrerá. A justificativa é de que "a operacionalização dos recursos repassados é complexa" e de que não há como assegurar que esse dinheiro será usado para a compra dos alimentos necessários aos estudante.
Pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o governo federal direciona recursos suplementares a estados, municípios e escolas federais para auxiliar na compra da merenda escolar.
São 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para ajudar na alimentação de estudantes durante os 200 dias letivos. A verba é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em cada etapa de ensino, é estabelecido um valor a ser repassado pelo governo federal. Nas creches, por exemplo, o auxílio é de R$ 1,07 para cada aluno, por dia letivo. No ensino médio, é de R$ 0,36.
Além disso, o programa estabelece também que uma parcela de 30% do valor repassado aos municípios e Estados deve ser usada para comprar alimentos cultivados pela agricultura familiar. Na lei de junho, o índice mínimo deveria ser aumentado para 40%. Essa fatia não seria repassada às famílias dos alunos.
No veto, Bolsonaro argumenta que não é possível elevar o índice para 40%, porque "haverá ônus aos municípios que enfrentam dificuldades econômicas".
Comentários
Outras Notícias
![População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção [População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238173/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
![O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade! [O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238172/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
![Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular [Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238171/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
![Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular [Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238170/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
![Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial [Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238169/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
![Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução [Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238168/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
