Política

Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa é regulamentado; o documento garante o fortalecimento de políticas afirmativas além do combate à discriminação da população negra

19 de Novembro de 2021 -Redação Cabula agora
[Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa é regulamentado; o documento garante o fortalecimento de políticas afirmativas além do combate à discriminação da população negra]

Após mais de dois anos aprovado na Câmara Municipal de Salvador, o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa foi regulamentado, nesta sexta-feira (19)

A assinatura do prefeito Bruno Reis (DEM) aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho. A secretária municipal de Reparação de Salvador, Ivete Sacramento fala da ampliação ao combate a intolerância religiosa e reforça que se trata de um marco, fruto de muita luta de muitos anos. 

“Veio o mérito essa nova missão de reparação, incluiu o combate a intolerância religiosa, ampliou o leque. Mas por que o estatuto da igualdade racial com ênfase na população negra? Porque Salvador é 82% da população negra. O estatuto é um marco e um compromisso do prefeito Bruno Reis. Nada mais é o compromisso de execução de cada capítulo, cada título, cada item contido neste documento”, disse a secretária. 

O vereador e presidente da Comissão de Reparação, Luiz Carlos Suíca (PT), em seu discurso, pontuou situações diárias que a população negra sofre, na capital baiana, e espera que o instrumento seja aplicado para garantia do fortalecimento de políticas afirmativas e combate à discriminação.

“Nós não planejamos chegarmos até aqui, nós chegamos por conta da nossa resistência, da nossa coragem e da nossa persistência. Nós enterramos e participamos do sepultamento da nossa juventude diariamente. Espero que não seja só simplesmente um estatuto, espero que seja apenas uma regulamentação. Que a gente faça valer, para que isso aqui marque a nossa história nesse espaço que que protegeu negros e negras para que nós estivéssemos aqui hoje.

O edil petista relembra que a peça ficou por anos esquecido e só após 13 anos foi desarquivado, atualizado e aprovado. “Este processo estava na Câmara há quase 13 anos, em uma cidade onde a maioria da população é negra. Mas essa maioria da população negra não se refere aos espaços de poder. Essa maioria só se refere nas comunidades carcerárias, nas comunidades onde os serviços públicos não chegam”, frisa Suíca. 

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito afirma que o estatuto visa garantir à população a efetivação da igualdade de oportunidades, defesa dos direitos individuais, coletivos, além do combate à discriminação. “Nós estamos hoje no dia que antecede ao Dia da Consciência Negra, regulamentando o Estatuto da Igualdade Racial e do Combate a Intolerância Religiosa. Ele traz uma série de ações sejam políticas de reparação e de ações afirmativas objetivando efetivar oportunidades para todos e acabar definitivamente qualquer tipo de discriminação em nossa cidade”, completa Bruno Reis. 

A Lei nº 9.451 foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Salvador em maio de 2019. Em junho o projeto foi sancionado pelo então prefeito da capital ACM Neto (DEM). Além do atraso de mais de dois anos para a regulamentação da lei, a gestão municipal tinha perdido o prazo para a entrega de uma minuta que dá prosseguimento ao processo regulatório.

 

Foto: Reprodução

Comentários

Outras Notícias

[Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”]
Política

Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

27 de Novembro de 2021

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

[Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos]
Bahia

Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos

27 de Novembro de 2021

Em Salvador, um dos eventos monitorados foi um show musical realizado no bairro do Santo Antônio

[Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema]
Brasil

Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema

27 de Novembro de 2021

O ator baiano Rodrigo Lelis viverá Caetano Veloso no longa “Meu nome é Gal”, que será estrelado por Sophie Charlotte como Gal Costa

[Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil]
Saúde

Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil

27 de Novembro de 2021

A vacinação contra Covid-19 está suspensa neste sábado (27) e no domingo (28), em Salvador

[Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama]
Bahia

Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama

27 de Novembro de 2021

As parcerias entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Associação Amigos dos Autistas da Bahia (Ama) foram destaque no seminário Transtorno do Espectro Autista – Ações para uma vida independente, realizado na última sexta-feira (26)

[Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid]
Saúde

Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid

27 de Novembro de 2021

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu um comunicado de 'emergência de desastre' após o aumento de casos e internações por conta da Covid

Vídeos

[Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]

Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê A...

10 de Setembro de 2021

[Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo]

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo

08 de Setembro de 2021

Ver todos os vídeos

Categorias