Política

“Precisamos mudar essa história”, diz Suíca sobre negros e negras ocuparem mais espaços de poder

22 de Novembro de 2021 -Redação Cabula agora
[“Precisamos mudar essa história”, diz Suíca sobre negros e negras ocuparem mais espaços de poder ]

Discursos calorosos e intercalados com poesia e música marcaram a tarde desta segunda-feira (22) durante sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizada pela Comissão de Reparação, na Câmara de Vereadores de Salvador

A abertura da sessão contou com a fala do vereador e presidente da comissão, Luiz Carlos Suíca (PT), que tratou de pontos importantes em seu discurso, dentre eles a luta para mais representatividade negra nos espaços de poder. “A nossa luta é para que a gente possa ter nesses espaços gente que nos represente de verdade. Se observamos nesses 27 estados, desse país, apenas 17,8% do Congresso é formado por homens negros e mulheres negras”, frisa o edil. 

Suíca relembra que a capital baiana teve apenas um chefe do Executivo Municipal negro, nos anos de 1978 e 1979, por eleição indireta. “Na nossa capital, temos muitas dificuldades. Historicamente temos apenas o vereador Edvaldo Brito, que foi prefeito por um tempo, não por voto popular, mas porque era vice-prefeito. Precisamos mudar essa história, começamos a mudar a partir da eleição, a partir do fortalecimento da democracia. Portanto, hoje vai ficar marcado para história de todos os negros e negras que tem a consciência negra, assim como ficou marcado a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial”, revela o parlamentar.

A doutora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gabriela Sá, abordou, em um momento de sua palestra, sobre o silenciamento de atos racistas. “Quando falamos que a omissão também é racismo é para relembrar que o racismo se manifesta de formas sutis e muitas vezes naturalizadas. A gente não consegue reconhecer que o silenciamento é uma conivência com o racismo. Então é muito importante que a gente reconheça. Angela Davis fala que em uma sociedade racista não basta não ser racista é preciso ser antirracista”, aponta a professora da Uneb, do campus de Juazeiro.

Para o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Ademário Costa, a sessão é um momento de grande importância para a capital mais negra do Brasil e reforça que os espaços legislativos devem ter representatividade. “Ter essa sessão nesse espaço presidido por um vereador negro é de um simbolismo muito importante. Além disso, estamos no momento de muita resistência e enfrentamento na cidade de Salvador. Isso demonstra, mais do que nunca, que é hora de ocupar os espaços legislativos para reforçar as leis que protegem o nosso direito, principalmente agora quando essa Casa acaba de regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial e contra a Intolerância Religiosa”, diz Ademário, que também é secretário de Combate ao Racismo do PT.

Durante a sessão, ocorreu apresentação de poesia e música com os integrantes da Batalha da Resistência, jovens que moram em Nova Constituinte, localizado no subúrbio ferroviário. A mesa foi presidida pelo vereador Suíca e composta pelos edis Silvio Humberto (PSB), Maria Marighella (PT) e Marta Rodrigues (PT). Participaram da mesa a professora e doutora Gabriela Sá, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, e o diretor nacional de Grêmios da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Felipe Oliveira.

Comentários

Outras Notícias

[FIFA confirma Justin Bieber, Shakira, Madonna e BTS no show da final da Copa do Mundo de 2026]
Esportes

FIFA confirma Justin Bieber, Shakira, Madonna e BTS no show da final da Copa do Mundo de 2026

14 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[Discussão sobre PEC da maioridade penal deve ser adiada para depois das eleições]
Política

Discussão sobre PEC da maioridade penal deve ser adiada para depois das eleições

14 de Julho de 2026

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

[Lula avalia incluir tarifa zero no transporte público entre propostas para novo mandato]
Política

Lula avalia incluir tarifa zero no transporte público entre propostas para novo mandato

14 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Semob

[Danilo Gentili apresenta defesa em ação movida pela Choquei e rebate acusações na Justiça]
Fofoca

Danilo Gentili apresenta defesa em ação movida pela Choquei e rebate acusações na Justiça

14 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível]
Economia

ANP cria app para motorista conferir qualidade de posto de combustível

13 de Julho de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Confiança da indústria cai ao menor nível desde a pandemia]
Economia

Confiança da indústria cai ao menor nível desde a pandemia

13 de Julho de 2026

Foto: Agência Brasil/EBC

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias