Política

“Precisamos mudar essa história”, diz Suíca sobre negros e negras ocuparem mais espaços de poder

22 de Novembro de 2021 -Redação Cabula agora
[“Precisamos mudar essa história”, diz Suíca sobre negros e negras ocuparem mais espaços de poder ]

Discursos calorosos e intercalados com poesia e música marcaram a tarde desta segunda-feira (22) durante sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizada pela Comissão de Reparação, na Câmara de Vereadores de Salvador

A abertura da sessão contou com a fala do vereador e presidente da comissão, Luiz Carlos Suíca (PT), que tratou de pontos importantes em seu discurso, dentre eles a luta para mais representatividade negra nos espaços de poder. “A nossa luta é para que a gente possa ter nesses espaços gente que nos represente de verdade. Se observamos nesses 27 estados, desse país, apenas 17,8% do Congresso é formado por homens negros e mulheres negras”, frisa o edil. 

Suíca relembra que a capital baiana teve apenas um chefe do Executivo Municipal negro, nos anos de 1978 e 1979, por eleição indireta. “Na nossa capital, temos muitas dificuldades. Historicamente temos apenas o vereador Edvaldo Brito, que foi prefeito por um tempo, não por voto popular, mas porque era vice-prefeito. Precisamos mudar essa história, começamos a mudar a partir da eleição, a partir do fortalecimento da democracia. Portanto, hoje vai ficar marcado para história de todos os negros e negras que tem a consciência negra, assim como ficou marcado a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial”, revela o parlamentar.

A doutora e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gabriela Sá, abordou, em um momento de sua palestra, sobre o silenciamento de atos racistas. “Quando falamos que a omissão também é racismo é para relembrar que o racismo se manifesta de formas sutis e muitas vezes naturalizadas. A gente não consegue reconhecer que o silenciamento é uma conivência com o racismo. Então é muito importante que a gente reconheça. Angela Davis fala que em uma sociedade racista não basta não ser racista é preciso ser antirracista”, aponta a professora da Uneb, do campus de Juazeiro.

Para o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Ademário Costa, a sessão é um momento de grande importância para a capital mais negra do Brasil e reforça que os espaços legislativos devem ter representatividade. “Ter essa sessão nesse espaço presidido por um vereador negro é de um simbolismo muito importante. Além disso, estamos no momento de muita resistência e enfrentamento na cidade de Salvador. Isso demonstra, mais do que nunca, que é hora de ocupar os espaços legislativos para reforçar as leis que protegem o nosso direito, principalmente agora quando essa Casa acaba de regulamentar o Estatuto da Igualdade Racial e contra a Intolerância Religiosa”, diz Ademário, que também é secretário de Combate ao Racismo do PT.

Durante a sessão, ocorreu apresentação de poesia e música com os integrantes da Batalha da Resistência, jovens que moram em Nova Constituinte, localizado no subúrbio ferroviário. A mesa foi presidida pelo vereador Suíca e composta pelos edis Silvio Humberto (PSB), Maria Marighella (PT) e Marta Rodrigues (PT). Participaram da mesa a professora e doutora Gabriela Sá, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, e o diretor nacional de Grêmios da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Felipe Oliveira.

Comentários

Outras Notícias

[Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”]
Política

Para o PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

27 de Novembro de 2021

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

[Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos]
Bahia

Vigilância Sanitária monitora cumprimento de medidas contra covid em eventos

27 de Novembro de 2021

Em Salvador, um dos eventos monitorados foi um show musical realizado no bairro do Santo Antônio

[Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema]
Brasil

Conheça o ator baiano que vai viver Caetano Veloso no cinema

27 de Novembro de 2021

O ator baiano Rodrigo Lelis viverá Caetano Veloso no longa “Meu nome é Gal”, que será estrelado por Sophie Charlotte como Gal Costa

[Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil]
Saúde

Vacinação em Salvador será suspensa no final de semana por causa do mutirão de acompanhamento do Auxílio Brasil

27 de Novembro de 2021

A vacinação contra Covid-19 está suspensa neste sábado (27) e no domingo (28), em Salvador

[Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama]
Bahia

Convênio da Prefeitura beneficia autistas assistidos pela Ama

27 de Novembro de 2021

As parcerias entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Associação Amigos dos Autistas da Bahia (Ama) foram destaque no seminário Transtorno do Espectro Autista – Ações para uma vida independente, realizado na última sexta-feira (26)

[Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid]
Saúde

Governadora de Nova York emite alerta de 'emergência de desastre' após aumento de casos e internações por Covid

27 de Novembro de 2021

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, emitiu um comunicado de 'emergência de desastre' após o aumento de casos e internações por conta da Covid

Vídeos

[Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá]

Coelba se posiciona sobre instalações elétricas que impedem poda de árvores do Terreiro Ilê A...

10 de Setembro de 2021

[Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo]

Bolsonaristas tentam invadir Ministério da Saúde em Brasília; veja vídeo

08 de Setembro de 2021

Ver todos os vídeos

Categorias