Política

The man!: Lula é procurado para giro nos EUA com possível encontro com ex-presidente Barack Obama

24 de Novembro de 2021 - Revista Fórum
[The man!: Lula é procurado para giro nos EUA com possível encontro com ex-presidente  Barack Obama]

Após o sucesso de sua viagem pela Europa, onde encontrou chefes de Estado e lideranças progressistas, o ex-presidente Lula vem sendo sondado e já cogita estender o giro para os Estados Unidos no início de 2022, quando o debate eleitoral vai esquentar ainda mais

A informação foi confirmada pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde do governo do petista.

Há possibilidade, inclusive, de uma reedição do encontro de 2019 com o então presidente dos EUA, Barack Obama, que à época classificou o líder brasileiro como “o cara”. Os convites ainda não foram oficializados, mas os contatos se intensificaram após a agenda de estadista de Lula na Europa.

Os discursos de Lula, que direcionaram temas para o enfrentamento na guerra de narrativas contra a ultradireita capitaneada por Donald Trump, que se estendeu para o mundo – inclusive com a eleição de Jair Bolsonaro no Brasil -, chamaram a atenção de lideranças democratas dos EUA.

Presidente defendeu universalização da pauta ambiental
Mesmo recheado de críticas a políticas históricas dos EUA – como o bloqueio econômico a Cuba -, Lula norteou seus discursos para uma pauta universalista, enfatizando a necessidade da formação de uma “governança global democrática”.

Defendendo que a esquerda estenda a mão aos famintos e fragilizados, em uma pauta que tenta ser sequestrada pela ultradireita, Lula focou a questão ambiental como pauta prioritária a ser debatida em todo o mundo.

“Além dessa questão da fome, da desigualdade. Eu saí da cadeia com outra disposição. A questão ambiental não é mais só questão dos ambientalistas. A questão ambiental não é mais do Partido Verde, da classe média sofisticada, intelectual. A questão ambiental é uma questão do povo brasileiro, do povo espanhol, do povo do planeta Terra. Nós só temos ele”, afirmou.

O discuso vai ao encontro do que defende o governo Joe Biden, que durante a campanha criticou duramente Bolsonaro – associado a Trump – pela destruição da Amazônia.

“A questão da Amazônia, a gente tem que deixar claro que a Amazônia é um território brasileiro, portanto o Brasil é soberano. Agora a riqueza da biodiversidade amazônica tem que ser compartilhada com o mundo.”

Lula ainda enfatizou a necessidade de se formar parcerias para pesquisas na floresta para oferecer melhores condições de vida a 25 milhões de pessoas que moram na região amazônica.

“Nós não queremos transformar a Amazônia em um santuário da humanidade. O que nós queremos é explorar cientificamente a riqueza da biodiversidade para dela ver se tira alguma coisa para ajudar o povo brasileiro e o povo do mundo”, afirmou.
 

Comentários

Outras Notícias

[Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa]
Saúde

Mais Médicos Especialistas: Saúde estende prazo para adesão ao programa

08 de Julho de 2025

Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

[Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp]
Brasil

Mais de 11 milhões de brasileiros já usaram cocaína ou crack, revela estudo da Unifesp

08 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde]
Saúde

Bahia tem 3,8 UBS por 100 mil habitantes, aponta levantamento do Ministério da Saúde

08 de Julho de 2025

Foto: Imagem ilustrativa / Betto Jr. / Secom

[Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista]
Fofoca

Viúva de Gal Costa é condenada por prejuízos causados à compradora de imóvel da artista

08 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]
Política

Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS

07 de Julho de 2025

Foto: Marcelo Camargo / EBC

[Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]
Política

Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial

07 de Julho de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121