Política

Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS com termo LGBTQIA+ após acordo de inclusão da ‘cultura gospel’

15 de Dezembro de 2021 -Metro1
[Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS com termo LGBTQIA+ após acordo de inclusão da ‘cultura gospel’]

O trecho em questão assegura apoio à realização de eventos voltados a cultura cristã/gospel

O Plano Municipal de Cultura, que prevê o planejamento e a execução de políticas públicas na área pelo período de dez anos, foi aprovado, nesta quarta-feira (15), com o termo ‘cultura LGBTQIA+, após relator do texto  Sílvio Humberto (PSB) acatar a emenda que inclui a ‘cultura gospel’.

Antes do acordo, a bancada cristã, na Camara Municipal de Salvador (CMS), pedia a exclusão do termo ‘cultura LGBTQIA+’ da redação final da proposta. Os votos contrários foram dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Cátia Rodrigues (DEM), Anderson Ninho (PDT), Júlio Santos (Republicanos) e Isnard Araújo (PL). Ao todo, foram apresentadas 35 emendas, das quais 12 foram acatadas.

Na discussão em plenário, o vereador Isnard Araújo (PL) chegou a apresentar um texto substitutivo ao relatório de Humberto. Ligado à Igreja Universal, ele disse não reconhecer a "cultura LGBTQIA+", a qual afirmou respeitar como "orientação sexual". Alexandre Aleluia, por sua vez, disse que não votaria a favor do que chamou de "segregação".

Em um discurso em defesa da democracia, Sílvio Humberto criticou a demora para a votação do plano, mas afirmou que o Legislativo vive um "momento histórico". 

"Quando o fundamentalismo entra, o diálogo desaparece. Isso fere de morte a democracia, e isso nós temos que nos cuidar. Cada vereador e vereadora que aqui está precisa ter o cuidado com essa chamada democracia. Essa capacidade de ouvir, de escutar e, acima de tudo, a capacidade de diálogo", declarou. 

"Nós não podemos ter, numa Casa como essa, uma Casa que exclui. Essa Casa tem o papel de incluir as pessoas, de reconhecer as diferenças. E as nossas diferenças não podem ser mais nas dores e nas desigualdades. Nossas diferenças têm que ser vistas e entendidas para que possamos construir pontes, para, no mínimo, mitigar os seus efeitos. E o Plano Municipal de Cultura fez esse exercício", acrescentou Humberto.

Em tramitação no Legislativo soteropolitano desde junho, o Plano Municipal de Cultura é de autoria do Executivo municipal e foi construído com participação de técnicos da prefeitura, sob coordenação da Fundação Gregório de Mattos. 

Entre outros dispositivos, a proposta lista 10 diretrizes, 13 objetivos, 29 metas e mais de 260 ações a serem implementadas no período. 
 

Foto: CMS - Câmara Municipal de Salvador

Comentários

Outras Notícias

[Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week]
Bahia

Baco Exu do Blues prestigia desfile da Lacoste na Paris Fashion Week

09 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Instagram / Baco Exu do Blues

[Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP]
Educação

Bahia lidera ranking de novos cursos de medicina aprovados pelo MEC, aponta estudo da USP

09 de Outubro de 2025

Foto ilustrativa: Fabio Rodrigues / Agência Brasil

[Sheila Mello fala sobre novos caminhos e nega aposentadoria dos palcos]
Fofoca

Sheila Mello fala sobre novos caminhos e nega aposentadoria dos palcos

09 de Outubro de 2025

Foto: Record TV

[Gilberto Gil desmente fake news sobre suposta venda da casa de Preta Gil]
Fofoca

Gilberto Gil desmente fake news sobre suposta venda da casa de Preta Gil

09 de Outubro de 2025

Foto: Instagram

[Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes]
Saúde

Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

08 de Outubro de 2025

Foto: Ascom SMS

[MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol]
Saúde

MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol

08 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias