Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest
12 de Janeiro de 2022 - Revista Fórum![Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest [Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/233196/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Pelo segundo mês seguido, pesquisa do Instituto Quaest encomendada pela Genial Investimentos mostra vitória de Lula (PT) no primeiro turno das eleições de outubro
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (12), o petista tem 52,3% dos votos válidos no cenário estimulado.
Nesse quadro, Lula oscilou um ponto negativo para menos, de 46% registrado em dezembro para atuais 45%. Jair Bolsonaro (PL) manteve os 23%. Sérgio Moro (Podemos) caiu dois pontos, de 11% para 9%. Ciro Gomes (PPDT) também oscilou na mesma proporção, de 7% para 5%. João Doria (PSDB) tem 3% e Simone Tebet (MDB) 1%.
Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávilla (Novo) não chegaram a pontuar. Brancos e nulos são 8% e indecisos 4%.
Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula é citado por 27% dos eleitores, 16% lembram de Bolsonaro e apenas 1% falam nos nomes de Moro e Ciro. Indecisos neste cenário são 52%.
Lula vence todo no segundo turno
O pré-candidato do PT também vence todos os adversários em simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% contra 30%. Moro mantém os 30% na derrota para o petista, que soma 50%.
Contra Ciro, Lula marca 52% contra 21%. O petista ainda vence Doria (55% a 15%) e Pacheco (57% a 14%).
Em simulações sem o petista, Bolsonaro perde para Moro (36% a 30%) e para Ciro (39% a 32%).
Lula é a segunda opção de voto de 28% dos ciristas
A pressão de deputados do PDT para que Ciro abandone a disputa, com a sigla migrando para o apoio a Lula, daria ainda mais chances para uma vitória do petista no primeiro turno.
Segundo a pesquisa, 28% dos eleitores que declararam votar em Ciro têm em Lula a segunda opção. O potencial de transferência de votos só fica atrás caso o cenário se invertesse: 40% dos eleitores do petista têm Ciro como segunda opção.
O estudo mostra ainda que 10% dos que dizem votar em Moro e 8% que declaram preferir Doria têm Lula como segunda opção.
Sobre uma eventual desistência de Moro, já ventilada nos bastidores, o principal beneficiado seria Bolsonaro, com herança de 24% dos votos de seu ex-ministro – outros 17% dizem que votariam em Ciro e 19% em Doria.
Invertida, a relação se mantém, com Moro como segunda opção de 22% dos eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa Quaest ouviu 2 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de janeiro em todo o território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.
Foto: Ricardo Stuckert
Comentários
Outras Notícias
![Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS [Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237632/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Governo propõe plano de ressarcimento para vítimas de descontos indevidos do INSS
07 de Julho de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
![Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial [Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237631/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Dia Nacional da Axé Music é aprovado no Senado e segue para sanção presidencial
07 de Julho de 2025Foto: Reprodução
![STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia [STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237630/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF valida apreensão de bens sem ordem judicial em caso de dívida com garantia
07 de Julho de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
![BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial [BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237629/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BRICS defendem regras para remunerar uso de conteúdo por inteligência artificial
07 de Julho de 2025Foto: Brics/Divulgação
![Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia [Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237628/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia
06 de Julho de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
![CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira [CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237627/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira
06 de Julho de 2025Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023