Política

Quaest: Lula cresce e tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro cai dois pontos

09 de Junho de 2022 - Revista Fórum
[Quaest: Lula cresce e tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro cai dois pontos]

O atual presidente tem 32,9% dos válidos.

A 12ª da pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), revela o motivo do desespero de Jair Bolsonaro (PL), que caiu dois pontos percentuais em um mês e está com 29%. No mesmo período, Lula (PT) cresceu um ponto - de 46% para 47% - e chegou a 53,4% dos votos válidos. O atual presidente tem 32,9% dos válidos.

"A soma de todos os candidatos chega a apenas 41%, menos do que os 46% que Lula tem no primeiro cenário estudado, sugerindo que a eleição pode ser resolvida no 1º turno", tuitou Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Nesse cenário estimulado, onde Lula marca 46%, Bolsonaro tem 30%, Ciro Gomes (PDT) 7%, André Janones (Avante) 2%, Simone Tebet (MDB) e José Maria Eymael (DC) 1% cada. Os demais candidatos não chegam a 1%. Indecisos, brancos e nulos são 6% e 7% dizem que não vão votar.

Lula ainda marca 47% em cenário sem Tebet - com Bolsonaro com 29% - e 48% sem Janones - com o atual presidente com 30%. Nestes dois cenários, Ciro marca 9%.

Espontânea
O cenário se repete na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos candidatos, onde Lula cresceu quatro pontos percentuais - acima da margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos - e foi de 28% a 32%.

Bolsonaro caiu no limite da margem de erro e passou de 22% para 20%. Ciro oscilou um ponto para menos e é lembrado por apenas 1% dos eleitores.

O estudo mostra ainda que a medida que a eleição se aproxima, o posicionamento dos eleitores vai se consolidando. Hoje 42% se dizem indecisos na pesquisa espontânea ante 57% em julho de 2021.

Segundo turno
Lula vence todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista vence por 54% a 32% - com 9% de brancos e nulos e 3% de indecisos. 

Contra Ciro, o placar é 52% a 25%, com 19% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Lula também vence Tebet por 56% a 20% com 20% de brancos e nulos e 4% de indecisos.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5/6, 2000 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios. A margem de erro é de 2  pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03552/2022.

Comentários

Outras Notícias

[PF investigará ataque hacker a empresa que atende bancos]
Justiça

PF investigará ataque hacker a empresa que atende bancos

02 de Julho de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Suíca e SindilimpBA celebram aprovação de PL e pedem urgência na CCJ]
Economia

Suíca e SindilimpBA celebram aprovação de PL e pedem urgência na CCJ

02 de Julho de 2025

Suíca e SindilimpBA caminham para mais uma conquista de direitos da categoria | FOTO: Divulgação |

[Haddad defende judicialização da derrubada do decreto do IOF]
Política

Haddad defende judicialização da derrubada do decreto do IOF

02 de Julho de 2025

Foto: Washington Costa/MF

[Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA]
Brasil

Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA

01 de Julho de 2025

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

[Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência]
Brasil

Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência

01 de Julho de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

[Contas públicas têm déficit de R$ 33,7 bilhões em maio]
Economia

Contas públicas têm déficit de R$ 33,7 bilhões em maio

30 de Junho de 2025

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121