Política

Com discurso derrotista, bolsonaristas apostam na estratégia de "perseguição do TSE"

27 de Outubro de 2022 - Revista Fórum
[Com discurso derrotista, bolsonaristas apostam na estratégia de

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (27) mostra que a comunidade pró-Bolsonaro permanece na defensiva

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar a ação sobre as rádios na Bahia, de que teriam favorecido a candidatura de Lula, retomou discurso de ataque às instituições democráticas. 

Dessa maneira, o TSE e o ministro Alexandre de Moraes se tornaram, novamente, o principal alvo do bolsonarismo nas redes. O argumento, que não é novo, é que existe uma "perseguição judicial" contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) e já tratam isso como o fator decisivo para uma possível derrota do mandatário. 

Entre a comunidade pró-Lula foi adotado um tom mais ameno com foco em tiradas bem-humoradas e com foco em destacar apoio de personalidades públicas nesta reta final de campanha. No entanto, também houve espaço para a denúncia de atrocidades cometidas pelo governo Bolsonaro.  

Além disso, teve muita repercussão o vídeo com uma nova versão do jingle "Sem Medo de Ser Feliz", que congrega uma série de artistas, assim como ocorreu na campanha de 1989. 

A comunidade pró-Lula obteve 48% das menções no Twitter. Por sua vez, a comunidade pró-Bolsonaro teve 34% das citações. 

Foram analisados 2.960.625 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, cirogomes, @cirogomes, lula, bolsonaro, ciro, @simonetebetbr, simonetebetbr, "simone tebet", @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_, PDT_Nacional, @PDT_Nacional, MDB_Nacional, @MDB_Nacional. 

Lulistas adotam tom mais propositivo e bem-humorado na reta final 

Houve um grande destaque para vídeo com o apoio de artistas e intelectuais à candidatura de Lula, uma reedição do jingle "Sem Medo de Ser Feliz" e foi compartilhado por vários influenciadores da comunidade. Ainda houve revelação de outros apoios, como do MC Poze do Rodo. 

O tweet de maior engajamento foi do Felipe Neto, no qual reafirma a hipocrisia de bolsonaristas que dizem ir para Portugal se Lula vencer as eleições. A temática da compra de votos pelo bolsonarismo é evidenciada pela promessa do candidato de extrema-direita em fazer mais obras nas cidades onde for mais votado.  

Bolsonaristas se fazem de vítima e acusam TSE de perseguição 

O agrupamento bolsonarista se dividiu em algumas temáticas, retratando Bolsonaro como um candidato antissistema e que o Judiciário e a mídia como seus inimigos. A decisão de Alexandre de Moraes de indeferir interpelação bolsonarista sobre inserções em rádio foi lamentada e colocada como evidência de que Bolsonaro é desfavorecido no pleito. 

O deputado eleito Nikolas Ferreira foi um dos principais destaques, afirmando que Lula vai desmilitarizar as polícias e tomar outras ações que, segundo ele, favorecem o crime. Houve espaço ainda para afirmação de políticas supostamente implementadas por Bolsonaro, além de comparação do seu governo com os governos do PT.

Cultura de Rede

A comunidade é fortemente inclinada a favor de Lula e contrária a Bolsonaro. Como ontem, houve preocupação com os comentários favoráveis a Tebet para sucessão de Lula. Para a sucessão, são aventados candidatos como Léo Péricles e Gil do Vigor, esse último em tom bem-humorado. 

Personagens da cultura pop são destacados, Rihanna e Lula são lembrados como os retornos à cena mais aguardados de 2022. Bolsonaro é desfavorecido pelos internautas da comunidade, sendo criticado por sua má gestão ambiental e também pela desinformação patrocinada por sua campanha. Essa comunidade obteve 14% das menções.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes ]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias


Fatal error: Uncaught ErrorException: ob_end_flush(): failed to delete and flush buffer. No buffer to delete or flush in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php:121 Stack trace: #0 [internal function]: Core\App->Core\{closure}(8, 'ob_end_flush():...', '/home2/cabulaag...', 121, Array) #1 /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php(121): ob_end_flush() #2 /home2/cabulaagora/public_html/index.php(62): require_once('/home2/cabulaag...') #3 {main} thrown in /home2/cabulaagora/application/bootstrap/app.php on line 121