Política

STF derruba orçamento secreto e declara “inconstitucional”

21 de Dezembro de 2022 -Redação Cabula agora
[STF derruba orçamento secreto e declara “inconstitucional”]

Na tarde da última segunda-feira (19), por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que o chamado “Orçamento Secreto” é inconstitucional. Este orçamento é fruto de emendas parlamentares que a distribuição é definida pelo relator do Orçamento.

Na prática, não existe um critério claro de transparência e passou a ser questionado pelo STF durante o processo eleitoral deste ano. Com essa modalidade, o relator pode distribuir os recursos somente entre seus aliados, por exemplo, deixando a oposição de fora da lista dos contemplados com os valores.

Em novembro de 2021, a ministra Rosa Weber, do Supremo, suspendeu o repasse das verbas do Orçamento Secreto. Porém, no mês seguinte, a magistrada liberou o pagamento das emendas após o Congresso aprovar novas regras para a distribuição dos recursos.

Votaram para a derrubada da modalidade de distribuição de verbas os ministros Rosa Weber, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luis Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski. A favor da manutenção, votaram André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que o orçamento secreto “viola a Constituição Federal de 1988” e lamenta que “apesar dos esforços, o Congresso não conseguiu se adequar às exigências e aos parâmetros constitucionais de transparência”, afirma justificando o voto.

Comentários

Outras Notícias

[Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes]
Saúde

Salvador inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

08 de Outubro de 2025

Foto: Ascom SMS

[MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol]
Saúde

MPF investiga demora da Anvisa em processos de importação de Canabidiol

08 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução

[Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz]
Saúde

Vacina contra HPV reduz até 67% das lesões pré-cancerosas e 58% dos casos de câncer de colo do útero no país, mostra estudo da Fiocruz

08 de Outubro de 2025

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

[Bahia descarta suspeitas de intoxicação por metanol após laudos confirmarem ausência da substância]
Bahia

Bahia descarta suspeitas de intoxicação por metanol após laudos confirmarem ausência da substância

08 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora]
Bahia

Paróquia de Nazaré inicia programação em homenagem a Nossa Senhora

07 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / Arquidiocese de Salvador

[Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa]
Economia

Preço do aluguel em Salvador sobe 18,46% em 12 meses, mostra pesquisa

07 de Outubro de 2025

Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias