“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”, afirma Jerônimo em estreia na COP28
01 de Dezembro de 2023 -Redação Cabula agora![“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”, afirma Jerônimo em estreia na COP28 [“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”, afirma Jerônimo em estreia na COP28]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236168/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
“Não há perspectiva de resolver o problema ambiental sem tratar da fome”, afirma Jerônimo em estreia na COP28 / Foto : Daniel Senna
Em viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o governador Jerônimo Rodrigues deu início, nesta sexta-feira (1º), à sua participação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima - COP28, onde apresentou experiências baianas em dois debates. Os encontros abordaram o papel dos Estados em temas como a adaptação às mudanças climáticas, transição energética e financiamento da economia verde.
Os paineis temáticos foram organizados pelo consórcio Brasil Verde, formado por 16 Estados brasileiros, entre eles a Bahia, para promover ações de preservação e sustentabilidade ambiental. Durante seu pronunciamento, o governador Jerônimo destacou as ações que vem sendo desenvolvidas no Estado e contribuem para a desaceleração do aquecimento global.
Jerônimo apresentou detalhes do Bahia+Verde, que é o maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil, e contempla compromissos prioritários de proteção e conservação da sociobiodiversidade. O objetivo é adotar novos modelos de gestão e governança participativa, ampliando a publicidade e a participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais.
O governador aproveitou a oportunidade para ressaltar que a redução da desigualdade e combate à fome são essenciais para garantir a preservação. “Não há perspectiva de resolver o problema ambiental e a transição energética sem tratar da desigualdade social e da fome. Quem tem fome não preserva, comunidades pobres, muitas vezes, têm como única fonte de renda os recursos naturais, e exploram para matar a fome”, destacou o governador.
Também participam do evento da ONU o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades brasileiras. A COP segue até o dia 12 de dezembro e reúne chefes de Estado e representantes de quase 200 países para discutir medidas relacionadas às mudanças climáticas e o aquecimento global.
A comitiva do Governo do Estado na COP28 conta com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré; e do superintendente de Atração de Investimentos da SDE, Paulo Guimarães.
Comentários
Outras Notícias
![MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador [MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238989/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
![Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua [Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238988/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua
02 de Outubro de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
![Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas [Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238987/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
![MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba [MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238986/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
![Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial [Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238985/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial
30 de Setembro de 2026Foto: Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil/Arquivo
![Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17 [Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238984/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17
30 de Setembro de 2026Foto: Arquivo Pessoal
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
