Deputados baianos foram a favor da PEC de Privatização das Praias; veja lista
04 de Junho de 2024 - Redação Cabula agora![Deputados baianos foram a favor da PEC de Privatização das Praias; veja lista [Deputados baianos foram a favor da PEC de Privatização das Praias; veja lista]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/236908/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Publicado em 03/06/2024, às 19h19 - Atualizado às 20h47 Humerto Sampaio, direto de Brasília
A Proposta de Emenda Constitucional que abre caminho para a privatização das praias passou com folga na Câmara com o apoio de 25 dos 35 deputados baianos presentes às votações
A esmagadora maioria dos deputados baianos votaram a favor da PEC da privatização das Praias, quando a matéria foi apreciada nos dois turnos pela casa, há pouco mais de dois anos. Dos 39 deputados baianos, 35 participaram das duas votações, sendo que 25 deles votaram favoráveis à PEC e apenas 10 votaram contra.
Entre os que votaram pela aprovação da PEC que retira da Constituição Federal a chamada “faixa de marinha” das praias brasileiras e liberam os municípios costeiros a negociar essas áreas, dois nomes chamam a atenção: Alice Portugal e Daniel Almeida. Os dois parlamentares do PCdoB da Bahia votaram sim nos dois turnos.
Os comunistas seguiram a orientação dada pela liderança do partido na Casa, naquela época, pela aprova da Emenda Constitucional que pode levar à privatização das praias do Brasil. Apenas a Deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) desobedeceu a orientação da legenda e votou contra a PEC.
Já entre os deputados baianos contrários à PEC, figuram nomes como Otto Filho (PSD), Bacelar (hoje PV, mas Podemos na época), Lídice da Mata (PSB) e o hoje ex-deputado Marcelo Nilo (na época no PSB, hoje Republicanos). Todos os deputados da bancada do PT da Bahia também votaram contra a PEC das Praias.
Confira abaixo como votaram os deputados baianos em 2022:
PEC 039/2011 que revoga o inciso VII do art. 20 da Constituição e o § 3º do art. 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para extinguir o instituto do terreno de marinha e seus acrescidos e para dispor sobre a propriedade desses imóveis
SIM (pela aprovação da PEC)
Pastor Sargento Isidório (Avante)
Tito (Avante)
Arthur Maia (DEM/União)
Elmar Nascimento (DEM/União)
Igor Kannário (DEM/União)
Leur Lomanto Jr. (DEM/União)
Paulo Azi (DEM/União)
Alice Portugal (PCdoB)
Daniel Almeida (PCdoB)
Alex Santana (PDT)
Félix Mendonça Jr. (PDT)
João Carlos Bacelar (PL)
José Rocha (PL)
Raimundo Costa (PL)
Dayanne Pimentel (PSL/PL)
Cacá Leão (PP)
Cláudio Cajado (PP)
Mário Negromonte Jr. (PP)
Ronaldo Carletto (PP/Avante)
Antônio Brito (PSD)
Charles Fernandes (PSD)
Paulo Magalhães (PSD)
Sérgio Brito (PSD)
Márcio Marinho (Republicanos)
Tia Eron (Republicanos)
NÃO (pela reprovação da PEC)
Bacelar (Podemos/PV)
Lídice da Mata (PSB)
Marcelo Nilo (PSB/Republicanos)
Otto Alencar Filho (PSD)
Afonso Florense (PT)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Valmir Assunção (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Zé Neto (PT)
Comentários
Outras Notícias
![Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz [Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237719/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Casos de Influenza A e VSR apresentam queda na maior parte do país, diz Fiocruz
06 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025 [Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237718/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil gera mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2025
06 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
![Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos [Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237717/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Uesb abre vestibular 2026 com 998 vagas distribuídas em 47 cursos
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / UESB
![Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil [Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237716/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gominho desmente boatos sobre suposta herança milionária deixada por Preta Gil
06 de Agosto de 2025Foto: Reprodução
![Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS [Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237715/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia segue fora da lista de estados que oferecem fototerapia para tratar vitiligo no SUS
05 de Agosto de 2025Foto: EBC/Agência Brasil
![Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS [Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237714/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia receberá 37 novos peritos médicos para reforçar atendimento nas agências do INSS
05 de Agosto de 2025Foto: Arquivo Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023