Assembleia Legislativa aprova pensão vitalícia para ex-governadores baianos
26 de Novembro de 2014 - PiatãCom a decisão, o atual governador Jaques Wagner (PT) – que deixa o cargo em 2015 – continuará a ganhar, mensalmente, R$ 19,3 mil. Os ex-governadores César Borges (sem partido) e Paulo Souto (DEM) também receberão o benefício.

Foi aprovada, por unanimidade, pelos deputados da Assembleia Legislativa da Bahia, uma emenda que estabelece que todo ex-governador do Estado que tenha ficado quatro anos consecutivos ou cinco intercalados terá direito a pensão vitalícia no mesmo valor da remuneração que recebia durante o mandato. Com a decisão, o atual governador Jaques Wagner (PT) – que deixa o cargo em 2015 – continuará a ganhar, mensalmente, R$ 19,3 mil.
O artigo 104-A foi votado após Bruno Reis (PRP) assinar a dispensa de formalidade pela oposição. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT) alegou que, como o benefício é retroativo, os ex-governadores como César Borges (sem partido) e Paulo Souto (DEM) também receberão pensão vitalícia. O deputado Euclides Fernandes (PDT) chegou a questionar se um parlamentar poderia propor um projeto que gerasse despesas para o Estado, mas Nilo argumentou que por se tratar de uma emenda, não de um Projeto de Lei, não haveria o que se questionar. “É soberana”, definiu.
O líder da oposição na Assembleia, Carlos Gaban (DEM), defendeu o texto ao avaliar que “o momento é inoportuno, mas a causa é nobre” e sugeriu que os deputados eleitos para 2015 criem um projeto que garanta a segurança de ex-gestores do Executivo Estadual a ser fornecida pelo Estado. Segundo a emenda aprovada nesta terça, caso o ex-governador beneficiado morra, sua esposa passa a receber o valor conforme determina a constituição. Durante a discussão do texto, o deputado Carlos Geilson (PTN) alfinetou os parlamentares da situação ao sugerir: “É a aposentadoria de Wagner, vamos traduzir”.
Comentários
Outras Notícias
![Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino [Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237766/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Ogura / Secom
![Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares [Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237765/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda [Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237764/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Instagram
![Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica [Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237763/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237762/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025O ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamentou a morte do companheiro Everaldo Anunciação, nesta quarta-feira (20), vítima de câncer. Anunciação era ex-presidente estadual do PT e atual vice-presidente nacional da legenda.
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/237761/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/Instagram
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023