Política

OPINIÃO:Obscurantismo midiático

24 de Outubro de 2014 -Piatã

Por Rogaciano Medeiros

A irresponsabilidade da Veja, de tentar interferir na vontade popular e no resultado das urnas com notícias mentirosas, apenas realça a mais grave crise da mídia nacional na história recente da República brasileira. Pior até mesmo do que na época da ditadura civil-militar (1964-1985), se considerarmos que naquele período o Brasil vivia um regime de exceção.

O mais grave é hoje, em plena democracia, grande parte da imprensa, principalmente aquela controlada ou que representa as forças de extrema direita, desrespeitar os mais elementares princípios éticos, sejam da ética humana ou profissional da área de comunicação. Vale tudo para alcançar os objetivos econômicos e políticos pretendidos. Há muito que a grande maioria dos veículos de comunicação desprezou a sagrada função de informar e formar.

A eleição presidencial deste ano agravou ainda mais as distorções e aberrações que já vêm ocorrendo na mídia há alguns anos, com graves reflexos e prejuízos para toda a sociedade, sem que nenhuma providência seja tomada. Todo o preconceito, discriminação e ódio de classe que tem predominado na campanha eleitoral, foi gestado, estimulado e espalhado por veículos de comunicação e profissionais irresponsáveis.

Nunca a extrema direita verde e amarela, sempre escabreada, introvertida e sonsa, teve tanta coragem para mostrar a cara. Os demônios e monstros do nazifascismo nacional saíram das trevas para ganhar os holofotes. Claro que encorajados por grande parte da imprensa.

Que a tentativa de golpe da Veja contra a vontade popular, ao querer interferir no resultado das urnas em favor das elites, sirva de lição e a sociedade, de forma séria e equilibrada, abra imediatamente o debate sobre a democratização da mídia, instrumento indispensável ao aprimoramento da democracia e à afirmação da cidadania.

· Rogaciano Medeiros é jornalista

Comentários

Outras Notícias

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

[Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026]
Brasil

Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Rafa Mattei

[Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026]
Educação

Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026

21 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Malkut

[Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão]
Fofoca

Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão

21 de Janeiro de 2026

Foto: TV Cultura

[Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos]
Política

Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos

20 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias