Política

Camaçari: identidade indígena de Camaçari é destacada na sessão em homenagem aos índios

21 de Maio de 2014 -Piatã

Uma cidade com o nome de origem indígena não poderia deixar de homenagear seus nativos, os índios. Com o tema “Indígenas no século 21”, a Câmara de Camaçari realizou nesta quarta-feira (21/05) sessão Especial para celebrar a ancestralidade e a resistência deste povo que fundou o município.

O vereador Marcelino (PT) presidiu a sessão e fez questão de ressaltar a importância de reconhecer e resgatar a tradição. “Apesar de ouvirmos falar que Camaçari não tem índio, podemos ver que não é verdade. O povo que fundou a cidade ainda tem descendentes que vivem aqui, tanto que vieram aqui compartilhar sua cultura e conhecimento conosco”, pontuou.

Alunos da Escola Municipal Maria Quitéria lotaram o plenário da Casa Legislativa. “É bom quando podemos participar de atividades externas, aprender vendo depoimentos dos índios, complementa de maneira bem real o que nos é passado em sala de aula pelos professores”, afirmou Maria Fernanda, aluna do 2º ano do Ensino Médio.

A escritora e pesquisadora das culturas indígenas, Marcia Wayna Kambeba, realizou uma dinâmica que apresentou aos presentes algumas palavras em Tupi Guarani. A convidada ainda falou do preconceito que sofre por ser índia e morar na cidade. “Uma pessoa não perde sua identidade só porque mudou de endereço. Eu tenho a minha e carrego comigo onde estiver. Sou índia e serei em qualquer lugar”, explicou.

Ainda na sessão, o líder da reserva Thá-Fene, Wakay Fulniô, apresentou alguns instrumentos indígenas e falou um pouco na língua do seu povo.

O vereador João da Galinha (PRTB) participou da sessão e, como gesto de reconhecimento à cultura, usou um "cocar", um dos símbolos indígenas. “Como tenho origem indígena, estou à vontade com essas pessoas que fazem parte do meu povo. Sinto-me feliz por participar deste momento”, registrou.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Sessé Abreu (PRTB), Elias Natan (PV), Professora Patrícia (PT), Bispo Jair (PRB), Gilvan Souza (PT).

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias

Vídeos

[Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]

Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos

30 de Junho de 2023

[Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]

Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...

28 de Fevereiro de 2023

Ver todos os vídeos

Categorias