Lavagem do Bonfim é teste para pré-palanques eleitorais de 2014
13 de Janeiro de 2014 -PiatãA celebração ao Senhor do Bonfim, que acontece quinta-feira , 16, inaugura o calendário político baiano em ano eleitoral.
Para além do sincretismo religioso e do lado profano, a celebração ao Senhor do Bonfim, que acontece quinta-feira , 16, inaugura o calendário político baiano em ano eleitoral. O prenúncio dos palanques de pré-candidatos funciona como termômetro, junto à população, daqueles que almejam o Palácio de Ondina.
Quatro ?blocos? eleitorais irão desfilar: o do governador Wagner (PT) e seu candidato à sucessão, Rui Costa (PT); o da oposição tradicional abrindo alas com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), ao lado do PMDB. Dividem o asfalto, ainda, a pré-candidata e senadora, Lídice da Mata e a esquerda do PSOL, com o aspirante Marcos Mendes.
Uma das ?pimentas? será a divisão entre PSB e PT na festa. A senadora Lídice da Mata deixa de perfilar com Wagner (PT) e puxa seu próprio bloco. Ela sairá ao lado da candidata ao Senado, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon (PSB)- presença inédita na ala partidária.?
É a abertura do ano político na Bahia, o nosso Réveillon. Os políticos devem manter o contexto religioso, mas é o ritual que inicia o ano para nós e todos os baianos?, diz Lídice. ?Vou cumprimentar o governador Jaques Wagner, mas vou sair com o PSB?, antecipa a pré-candidata.
A oposição vai marchar unida, tendo à frente ACM Neto com os dois pré-candidatos Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PDMD) ao seu lado. O presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, afirma sem pestanejar: ?Estarei ao lado do prefeito ACM Neto. A oposição vai estar junta e misturada?, brinca.
?A oposição vai estar unida num bloco para ganhar as eleições de 2014?, continua Geddel. O ex-governador Paulo Souto confirma presença. ?Estarei ao lado do prefeito. Mas não é o momento de falar sobre política?, afirma Souto. Ele diz que nunca deixou de ir à festa. ?Eu sempre vou?, frisa, sem responder se quer ou não voltar para o comando do governo da Bahia.
Outro que deu pistas de que almeja o Palácio de Ondina, José Carlos Aleluia (DEM), disputará espaço no asfalto ao lado de Neto. Mas despista: ?Vamos estar juntos, agradecendo ao Senhor do Bonfim pelo primeiro ano do governo ACM Neto?, diz Aleluia.
O ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), marcha no bloco de Neto. ?Estaremos juntos. Vamos unidos no Bonfim pela vitória em 2014?, diz.
Disputa pela vice
O bloco do governador Jaques Wagner, por sua vez, terá a presença em destaque do pré-candidato à sucessão, Rui Costa (PT) e do vice-governador, Otto Alencar (PSD), que tenta a cadeira do Senado.
O tempero do tabuleiro governista é a disputa pela vaga de vice-governador. O deputado federal Mário Negromonte (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), nomes que estão no páreo, garantem ladear Wagner e Rui. Mas negam pretensão de conversas sobre o tema na festa.
?Quem faz a hora de anunciar é o governador. Ele pediu para esperarmos até o Carnaval, mas estamos muito confiantes no trabalho do PP na Bahia?, diz Negromonte.
Na mesma toada, Nilo defende seu nome para a vaga. ?Estarei no bloco do governador, como sempre estive?, alfineta o pedetista, numa referência à chegada mais tardia do PP ao governo. Procurado por A TARDE, Rui preferiu não detalhar ao lado de quem prefere estar na festa.
A grita da ala de políticos deve vir do PSOL. O pré-candidato Marcos Mendes (PSOL), promete debater movimentos sociais e a religião na festa. ?Vamos discutir a questão do sincretismo?, diz o pré-candidato.
*Informações A Tarde
Comentários
Outras Notícias
![Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde [Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238208/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
![Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso [Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238207/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
![Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026 [Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238206/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
![Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo” [Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238205/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
![Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano [Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238204/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
![Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025 [Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_noticias/238203/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/123/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://cabulaagora.com.br/fotos/ba_videos/121/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023
